A Myio, startup que faz automação e monitoramento remoto de ambientes, acaba de anunciar um investimento de R$ 1,25 milhão da Lotus ICT, empresa que oferece serviços de infraestrutura, conectividade e automação. A companhia comprou uma participação de 25% na startup. Segundo João Paulo Couto, 56 anos, um dos sócios da Myio, o plano é expandir a equipe técnica e impulsionar as áreas comercial e de marketing, a fim de escalar a operação.

A ideia da startup surgiu em 2013, logo após Bruno Costa, 33 anos, ter se formado em engenharia de automação e controle e ter a vontade de aplicar seus conhecimentos para desenvolver as casas inteligentes que via nos filmes. Seu amigo de faculdade Rodolfo Junger, 32 anos, entrou um tempo depois nessa empreitada. “Achávamos que fosse fácil empreender apenas com uma visão extremamente técnica do nosso curso”, lembra Costa.

No entanto, o que parecia simples exigiu cerca de dois anos no desenvolvimento da solução, que foi testada na casa de familiares e amigos, e outros quatro para fechar com o primeiro cliente. Ao longo desses anos, os sócios foram agregando outras pessoas com conhecimentos diferentes e decidiram pivotar para o B2B.

Myio startup de automação para empresas recebe investimento de R$ 1 25 milhão

Assim, a Myio passou a oferecer a automação para companhias, com foco atual nos mercados de telecomunicação e educação, o que tem impulsionado o crescimento da startup.

Para que a solução funcione, são necessários quatro equipamentos: um funciona como um sensor de presença, temperatura e nível de caixa d’água; outro faz a medição elétrica; outro copia os comandos de dispositivos, sendo capaz de ligá-los e desligá-los, e, por fim, há o Myio Central, que armazena as informações desses sensores e as conecta ao aplicativo da Myio, acessado pelos clientes. A comunicação entre esses produtos é feita sem fio… leia mais em PEGN 09/08/2023