Fusões e aquisições estão se tornando mais ciência do que arte à medida que os CEOs se voltam para a IA para obter respostas
Um estudo recente da EY com 1.200 CEOs descobriu que mais de um quarto (27%) dos entrevistados já estão fazendo uso significativo da inteligência artificial (IA) como parte de seu processo de fusões e aquisições (M&A), com um adicional de 44% fazendo incursões iniciais em sua aplicação hoje, mostrando como os CEOs estão planejando preparar seus negócios para o futuro para a inovação digital.
Os negócios hoje são mais competitivos do que nunca, e as metas de aquisição certas são mais difíceis de identificar e ainda mais desafiadoras de garantir. A IA pode ser aproveitada para enfrentar os desafios de fusões e aquisições, desde a origem até a integração, e ajudar a impulsionar resultados transformadores.
IA como um triturador de dados
O processo tradicional de identificar metas de aquisição adequadas e realizar a devida diligência pode ser demorado. Entre na IA, o melhor triturador de dados. Ao analisar grandes quantidades de dados de demonstrações financeiras, dados estruturados e não estruturados internos e externos, incluindo tendências de mercado e até mesmo sentimentos on-line, os algoritmos de IA podem rapidamente restringir alvos potenciais e descobrir insights que podem ter passado despercebidos. Os CEOs agora podem tomar decisões informadas com uma compreensão abrangente da saúde de uma empresa-alvo, posição de mercado e riscos potenciais.
Na última década, o negócio foi transformado à medida que mais dados estão disponíveis para análise, incluindo fontes de dados alternativas e não estruturadas. A capacidade de centralizar diversas fontes de dados que podem alimentar algoritmos de IA desbloqueará uma lente totalmente nova através da qual avaliar possíveis negócios.
Análise preditiva para informar a tomada de decisões
Uma das aplicações mais poderosas da IA em M&A é a análise preditiva. Ao alavancar dados históricos e algoritmos avançados, os CEOs podem ter um vislumbre do desempenho futuro de uma entidade mesclada. Os modelos de IA podem prever potenciais sinergias,….autor Andrea Guerzoni é Vice-Presidente Global de Estratégia e Transações da EY.. Leia mais em finance.yahoo.22/09/2023

