Aramco, uma das principais empresas integradas de energia e produtos químicos do mundo, assinou acordos definitivos para adquirir uma participação acionária na Blue Hydrogen Industrial Gases Company (BHIG), com sede em Jubail, uma subsidiária integral da Air Products Qudra (APQ). A transação, que está sujeita a condições de fechamento padrão, também incluirá opções para a Aramco consumir hidrogênio e nitrogênio.

Com base em seus esforços para desenvolver um negócio de hidrogênio de baixo carbono e expandir seu portfólio de soluções de energia alternativa, a Aramco espera que seu investimento na BHIG contribua para o desenvolvimento de uma rede de hidrogênio de baixo carbono na Província Oriental do Reino da Arábia Saudita, atendendo clientes domésticos e regionais. Após a conclusão da transação, espera-se que a Aramco e a APQ, uma joint venture entre a Air Products e a Qudra Energy, possuam, cada uma, uma participação de 50% na BHIG.

Ashraf Al Ghazzawi, Vice-Presidente Executivo de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo da Aramco, disse: “Este investimento destaca a ambição da Aramco de expandir seu portfólio de novas energias e expandir seus negócios de hidrogênio de baixo carbono. Temos o prazer de fazer parceria com a APQ nesta jornada e acreditamos que existem oportunidades comerciais promissoras para hidrogênio com menos emissões. Pretendemos alavancar nossas capacidades crescentes em captura e armazenamento de carbono (CCS), bem como nossa experiência técnica em hidrogênio, com a ambição de apoiar o estabelecimento de um mercado vibrante para hidrogênio de baixo carbono — ajudando a estabelecer as bases de um futuro sistema de energia.”

O Dr. Samir J. Serhan, presidente da Air Products Qudra, disse: “É uma honra ampliar ainda mais a forte parceria da Air Products Qudra com a Aramco, trabalhando para acelerar a economia do hidrogênio e impulsionando a criação da maior rede de hidrogênio do Oriente Médio, que deverá atender às indústrias de refino, química e petroquímica. Estamos ansiosos para fornecer nossa experiência em operações de hidrogênio e oleodutos e apoiar a necessidade da Aramco de um fornecimento confiável de hidrogênio de baixo carbono para as necessidades domésticas e regionais.”

A BHIG, que é projetada para produzir hidrogênio de baixo carbono durante a captura e armazenamento de CO2, pretende iniciar operações comerciais em coordenação com as atividades de CCS da Aramco…. leia mais em PR Newswire 16/07/2024