As bolsas de Nova York encerraram a semana no azul, diante da expectativa consolidada de um corte de juros no país na semana que vem. No acumulado da semana, o Dow Jones subiu 2,60%, o S&P 500 ganhou 4,02% e o Nasdaq teve alta de 5,95%. Foi a melhor semana do ano tanto para o Nasdaq como para o S&P 500, segundo a CNBC.

A melhor semana do ano vem logo após…a pior semana do ano, para ambos os índices. O S&P 500 encerrou a semana passada em queda de 4,3%, a maior registrada desde a quebra do First Republic Bank, no dia 10 de março de 2023. Já o índice que concentra ações de tecnologia tombou 5,8% e registrou sua pior semana desde a semana encerrada no dia 22 de abril de 2022.

Se na semana passada os mercados globais caíram todos os dias, nesta semana aconteceu o oposto: cinco altas, observa o estrategista global da XP, Paulo Gitz. “Houve um grande destaque para as ações de tecnologia, lideradas pela Nvidia, que subiu 16% após os comentários de seu CEO, Jensen Huang, em uma conferência com analistas sobre a “demanda insaciável” por seus produtos”.

O forte movimento foi impulsionado pela volta da dúvida sobre a magnitude do corte de juros que será realizado pelo banco central americano (Federal Reserve, o Fed), na semana que vem. Segundo a ferramenta FedWatch, do grupo CME, os investidores agora se dividem entre uma diminuição de 0,25 ponto percentual nas taxas e um corte de 0,50 ponto percentual no dia 18.

Outro tema relevante na semana foi o debate entre os candidatos à presidência dos EUA, aponta Gitz. “Julgamos que a vice-presidente do país, Kamala Harris, teve uma performance superior à do ex-presidente Donald Trump. Os mercados concordaram com essa visão e temas ligados às políticas do Partido Democrata (como, tecnologia, por exemplo) tiveram desempenho superior ao do mercado”.

Na sessão de hoje, o índice que concentra ações industriais, o Dow Jones, subiu 0,72%, aos 41.293 pontos, enquanto o índice de grandes empresas americanas, o S&P 500, subiu 0,54%, aos 5.626 pontos. Por fim, o índice que concentra ações de tecnologia, o Nasdaq, aumentou 0,64, para 17.681 pontos.

Entre as ações, o destaque positivo foi a Uber (UBER; Nasdaq), que saltou 6,45% após a plataforma de motoristas expandir uma parceria com o sistema de direção autônoma da Alphabet. … saiba mais em Valor Investe 13/09/2024