A MidOcean Energy (“MidOcean” ou a “Empresa”), uma empresa de gás natural liquefeito (GNL) formada e administrada pela EIG, líder em investimento institucional nos setores internacionais de energia e infraestrutura, e a Hunt Oil Company (“Hunt”) anunciaram hoje que assinaram um contrato definitivo pelo qual a MidOcean irá adquirir uma participação adicional de 15% na Peru LNG (“PLNG”) da Hunt.

Após a conclusão da transação, o interesse da MidOcean na PLNG irá aumentar de 20% a 35%. A Aramco desempenhou um papel essencial na transação, incluindo a realização de devida diligência técnica e comercial, bem como o envolvimento com as principais partes interessadas para aprovar a transação. A transação será financiada totalmente pela Aramco, o que irá aumentar seu interesse na MidOcean para 49%. O investimento adicional da Aramco na MidOcean reforça a posição da MidOcean e da Aramco no mercado mundial de GNL e irá proporcionar a ambas as partes maior exposição ao único projeto de exportação de GNL na América do Sul. A participação indireta da Aramco na PLNG será equivalente a 17,2%. Além da EIG e da Aramco, a Mitsubishi Corporation investe na MidOcean, entre outros investidores de primeiro nível.

A participação da Hunt na PLNG irá diminuir de 50% para 35%, e a Hunt continuará sendo a operadora da PLNG após a transação. A Hunt permanece proprietária de uma participação de 25,2% no projeto ‘upstream’ da Camisea no Peru. A Hunt investe no Peru desde 2000 e está empenhada em continuar sua longa história de investimentos no Peru e sua excelência operacional no projeto PLNG.

A PLNG possui e opera a única instalação de exportação de GNL na América do Sul, localizada em Pampa Melchorita, 170 km ao sul de Lima, Peru. Os ativos da PLNG consistem em uma planta de liquefação de gás natural com capacidade de processamento de 4,45 mmtpa; um gasoduto de 408 km de sua propriedade com capacidade de 1.290 mmcf/d; dois tanques de armazenamento de 130.000 m³; um terminal marítimo de 1,4 km de sua propriedade; e uma instalação de carregamento de caminhões com capacidade de até 19,2 mmcf/d. A PLNG é operada pela Hunt, sendo uma das duas únicas instalações de produção de GNL na América Latina.

De la Rey Venter, Diretor Executivo da MidOcean, disse: “Estamos satisfeitos em aumentar nossa participação na PLNG, um ativo estratégico que se alinha à visão da MidOcean de criar um portfólio mundial, diversificado e resiliente de GNL. Nossa crença permanece firme nos fundamentos a longo prazo do mercado de GNL e na força da posição exclusiva da PLNG como a única instalação de exportação de GNL na América do Sul. Estamos na expectativa de intensificar nossa parceria com a Hunt Oil e os outros co-empreendedores da PLNG, bem como continuar dando suporte ao impacto positivo do projeto no mercado de energia peruano.”.leia mais em Businesswire 16/09/2024