A belga Oleon, subsidiária do grupo baseado na França Avril e líder global em oleoquímicos de base natural, anuncia a compra da A. Azevedo Óleos, referência na fabricação de óleos vegetais e derivados, especialmente aqueles extraídos da mamona. O negócio marca a entrada da Oleon no Brasil, em um movimento que faz parte da estratégia de expansão global e de crescimento sustentável do grupo. A companhia assume o controle acionário da brasileira para reforçar sua posição na região, em que o grupo vê oportunidades substanciais de crescimento.

“Esta aquisição é um movimento crucial para a expansão da Oleon na América do Sul”, diz Moussa Naciri, CEO da Oleon. “Com nossa forte presença na Europa e na Ásia, bem como nosso recente investimento nos EUA, foi importante fortalecer nossa posição no mercado brasileiro, onde também vemos potencial de crescimento de longo prazo, especialmente nas áreas de lubrificantes e cuidados pessoais”.

Andrés Morales, executivo da família fundadora e CEO da empresa, permanece com participação minoritária na companhia e na posição executiva. Com operação em Itupeva, interior de São Paulo, a empresa é líder no setor de extração, comercialização, distribuição e industrialização de óleos multi-sementes e derivados no país.

Com quase seis décadas de história e com capacidade produtiva de 75.000 toneladas por ano, a companhia atua com a hidrogenação de diversos óleos vegetais a base de palma, soja, e, principalmente, mamona. Tais produtos são matéria-prima para uma ampla gama de setores, tais como cosméticos, embalagens, fertilizantes, produtos de limpeza e tintas.

Parte da produção, realizada em sua unidade industrial com mais de 30.000m² em Itupeva, já é exportada para os Estados Unidos, França e países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Além da fábrica, a companhia também mantém sede e centro de distribuição na capital paulista.

“Estamos animados com as perspectivas de crescimento que se abrem a partir do investimento e expertise da Oleon. Com a transação, passamos a integrar um grupo global e com forte estrutura de P&D. Contaremos com uma gama ainda maior de produtos para fortalecer nossa posição como fornecedores”, afirma Morales, CEO da A. Azevedo, que foi assessorada pela IGC Partners, líder em M&A pelo sell side na América Latina.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável

Focada em inovação e desenvolvimento sustentável do setor desde sua fundação, em 1965, a companhia investiu na verticalização da cultura de mamona no país, o que a tornou capaz de gerar valor em toda essa cadeia de produção. A A.Azevedo Óleos é reconhecida por seu elevado padrão de excelência e responsabilidade em reduzir o impacto ambiental do setor e mantém como constante objetivo a busca por tecnologia para elaboração de produtos mais eficientes, limpos e econômicos.

A empresa tem como premissa a relação de proximidade com os agricultores para garantir práticas sustentáveis de cultivo. A atuação responsável gera impacto importante para a economia local. Esse modelo se alinha perfeitamente aos compromissos da Oleon com uma agricultura que respeite o planeta, proteja os recursos naturais e fomente o desenvolvimento local.

Ao integrar as operações da A. Azevedo Óleos em sua ampla rede global, a Oleon aprimora sua capacidade de atender seus clientes globais de forma mais eficaz, além de ter acesso a uma nova região econômica. O movimento também diversifica o portfólio do grupo francês e potencializa sua capacidade de atender às necessidades da indústria por insumos de alta qualidade feitos de matérias-primas sustentáveis.

Jean-Philippe Puig, CEO da Avril, enfatiza a importância desta aquisição para a holding: “Ao ampliar nossa presença geográfica, esta operação cumpre uma das prioridades da nossa Ambição 2030, plano estratégico da Avril. A aquisição da A. Azevedo Óleos reforça nosso compromisso com a agricultura sustentável, soluções renováveis e de base biológica. A capacidade de cultivar e obter matérias-primas essenciais localmente apoia a responsabilidade ambiental e o bem-estar das comunidades rurais, em perfeito alinhamento com o propósito da Avril de ‘Servir a Terra’.”

Fundada em 1965, a A. Azevedo Óleos é uma empresa familiar e um dos principais players da indústria de mamona no Brasil. A companhia é referência na extração, industrialização, comercialização e distribuição de oleoquímicos multi-sementes. Com 250 colaboradores, em sua maioria alocados na fábrica principal do grupo, em Itupeva – SP, a companhia também mantém sua sede e centro de distribuição na capital paulista. Saiba mais: www.azevedooleos.com.br.

Empresa do grupo francês Avril, é líder europeia em oleoquímicos, transformando óleos vegetais e gorduras animais em ácidos graxos, glicerina, entre outros insumos. Essas soluções sustentáveis são ingredientes-chave para muitos produtos do cotidiano nos mais diversos setores, como cosméticos, alimentos e indústrias. Fazendo parte da Avril, a Oleon se beneficia de uma forte integração e, além disso, concentra sua estratégia em inovação e sustentabilidade. Com sede em Ertvelde, na Bélgica, e sete unidades de produção na Bélgica, Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos e Malásia, a empresa teve um faturamento de cerca de 1 bilhão de euros em 2023 e emprega 1.200 pessoas em todo o mundo. Saiba mais: oleon.com.

Sobre a Avril: Quinto maior grupo agroalimentar da França, a Avril é líder em óleos vegetais e proteínas no mercado francês.

Com informações da Néctar Comunicação 01/10/2024