A Galileo, líder em avaliação e observabilidade de IA generativa para empresas, anunciou hoje que levantou US$ 45 milhões em financiamento da Série B liderado pela Scale Venture Partners, com participação da Premji Invest, elevando o financiamento total da empresa para US$ 68 milhões.

Isso acontece em um momento de crescimento explosivo para a empresa, que viu um crescimento de 834% na receita desde o início de 2024. Durante esse período, a empresa quadruplicou seu número de clientes corporativos e trouxe seis empresas da Fortune 50, incluindo Comcast e Twilio.

O aumento na demanda corporativa pela plataforma Evaluation Intelligence da Galileo também atraiu a participação de investidores estratégicos, incluindo Databricks Ventures, ServiceNow Ventures, Amex Ventures, Citi Ventures, SentinelOne Ventures, bem como líderes de IA como Clement Delangue, CEO da HuggingFace e Ankit Sobti, CTO da Postman. A rodada também inclui investidores existentes, Battery Ventures, Walden Capital e Factory. Além disso, Andy Vitus, sócio da Scale Venture Partners, se juntará ao conselho da Galileo. Com esse investimento, a Galileo escalará sua estratégia de entrada no mercado, expandirá seus esforços de desenvolvimento de produtos e dobrará a pesquisa de avaliação de IA para ajudar os desenvolvedores de IA a construir aplicativos de IA confiáveis.

A natureza imprevisível da IA ​​generativa apresenta novos desafios para as empresas, com a falta de métodos confiáveis ​​para testar e medir a precisão e a segurança da IA ​​se tornando uma grande barreira para sua adoção generalizada. A plataforma Evaluation Intelligence da Galileo resolve isso ao dar às equipes de IA uma solução escalável para avaliar, monitorar e proteger seus sistemas de IA, ajudando a garantir um desempenho seguro e eficaz no desenvolvimento e na produção.

“Começamos a Galileo há três anos para resolver o problema de medição da IA, especificamente com foco em modelos de linguagem”, disse o CEO e cofundador da Galileo, Vikram Chatterji. “Usar humanos ou LLMs para julgar respostas de modelos é caro, lento e não escala. No entanto, hoje essas são as técnicas de fato adotadas pelas equipes de IA. Nossa abordagem exclusiva apoiada por pesquisa e UX cuidadosamente elaborada tiveram uma adoção massiva em empresas para desbloquear e expandir o desenvolvimento de aplicativos GenAI. O novo financiamento nos permitirá acelerar muito nosso desenvolvimento para atender à crescente demanda.”

O crescimento da Galileo foi impulsionado por três tendências principais no cenário de IA:

  1. A adoção empresarial de IA generativa (GenAI) está aumentando — a Gartner projeta que até 2026, mais de 80% das empresas terão APIs GenAI integradas ou aplicativos habilitados para GenAI implantados na produção.
  2. À medida que a IA se torna acessível a 30 milhões de desenvolvedores de software — não apenas engenheiros de aprendizado de máquina e cientistas de dados — muitas equipes não têm uma estrutura padronizada para avaliar a precisão e a segurança de suas soluções de IA. Um relatório recente descobriu que a avaliação é o segundo maior desafio na implantação de IA de produção, depois de servir os custos, com quase 50% das organizações contando com feedback e revisão humanos subjetivos.
  3. À medida que as equipes adotam métodos avançados de IA como RAG (Retrieval-Augmented Generation) e fluxos de trabalho de agentes, a necessidade de ferramentas de avaliação robustas está apenas se intensificando, gerando demanda pela plataforma da Galileo para garantir implantações de IA confiáveis ​​e eficazes.

“Métodos de avaliação tradicionais, como avaliações humanas ou uso de LLMs como juízes, não atendem aos casos de uso corporativo”, disse Jim Nottingham, vice-presidente sênior e presidente da divisão Advanced Compute Solutions, HP Inc. “A rápida inovação e o foco do Galileo em superar os maiores obstáculos de avaliação — da precisão ao viés — fornecem uma visão completa do desempenho dos aplicativos Gen AI, e é por isso que eles se tornaram uma parte essencial do nosso Z by HP AI Studio.”

O Galileo fornece às empresas uma plataforma de ponta a ponta que permite que as equipes usem IA mais precisa e confiável. O Galileo desenvolveu a primeira Evaluation Intelligence Platform, que incorpora métricas de avaliação apoiadas por pesquisa em todo o conjunto e fluxo de trabalho do GenAI, dando às equipes a visibilidade e o controle necessários para criar, implantar, testar, monitorar e proteger seu sistema de IA.

“À medida que o GenAI continua a ser adotado em empresas globalmente, a necessidade de avaliações precisas, rápidas e econômicas se tornou ainda mais importante”, disse Andy Vitus, parceiro da Scale. “Os fundadores da Galileo estavam resolvendo esse problema de medição no Google AI, Google Brain e Uber AI por anos. Agora, com uma equipe talentosa, pesquisa de avaliação de IA de ponta e plataforma bem projetada, a Galileo se estabeleceu como líder em avaliações de IA e observabilidade. Estamos ansiosos para trabalhar com a Galileo durante sua próxima fase de crescimento.”

“Estamos entusiasmados em aprofundar nossa parceria com a equipe da Galileo”, disse Andrew Ferguson, VP da Databricks Ventures. “As avaliações se tornaram um componente crítico da pilha de IA, e a Galileo se estabeleceu como líder com um dos produtos e negócios mais maduros neste espaço. Estamos ansiosos para colaborar ainda mais para acelerar a adoção empresarial de IA generativa e ajudar as empresas a construir inteligência de dados.”

“É incrivelmente raro encontrar empresas de infraestrutura de IA como a Galileo que podem agregar valor independentemente da nuvem ou LLM escolhidos”, disse Vedant Agrawal, vice-presidente da Premji Invest. “Este posicionamento único, juntamente com o potencial de construir uma franquia enorme, é o que impulsionou nossa empolgação.”

O Galileo é a plataforma líder para avaliação e observabilidade de GenAI empresarial. Alimentada por Evaluation Foundation Models (EFMs), a plataforma do Galileo oferece suporte a equipes de IA em todo o ciclo de vida do desenvolvimento — desde a construção e iteração até o monitoramento e proteção — com métricas poderosas e apoiadas por pesquisas. O Galileo é usado por equipes de IA, de startups a empresas da Fortune 50, para acelerar o desenvolvimento de IA. Visite galileo.ai para saber mais sobre a Galileo Evaluation Intelligence Platform… leia mais em Big Data Wire 15/10/2024