A SandboxAQ, uma empresa que desenvolve inteligência artificial e tecnologia de detecção quântica, anunciou hoje que levantou mais de US$ 300 milhões em novos financiamentos a uma avaliação de mais de US$ 5,6 bilhões para acelerar o desenvolvimento de modelos de IA especializados.

Os investidores que participaram da rodada incluíram o ex-presidente-executivo do Google Eric Schmidt, o fundador e CEO da Salesforce Inc. Marc Benioff, Fred Alger Management, LLC, T. Rowe Price Associates, Inc., Mumtalakat, Parkway Venture Capital, Breyer Capital, Rizvi Traverse, S32, US Innovative Technology Fund e Ava Investments, entre outros.

Separada da Alphabet Inc. em 2022, o nome da SandboxAQ se refere a “A” para IA e “Q” para quântico. A empresa pretende construir e desenvolver novos modelos de IA conhecidos como grandes modelos quantitativos e dar suporte a aplicações de IA em ciência, química, descoberta de medicamentos, navegação, segurança cibernética e dispositivos médicos.

Os LQMs diferem dos grandes modelos de linguagem, pois são treinados em dados gerados pelo SandboxAQ usando metodologia baseada em física. Em contraste, os LLMs, como o popular ChatGPT da OpenAI, usam dados de linguagem e texto como base para entender lógica e raciocínio.

“Os grandes modelos quantitativos são a próxima onda da IA, pois fornecem uma capacidade poderosa para resolver problemas científicos e comerciais para grandes indústrias, incluindo aeroespacial, biofarmacêutica, química, defesa, energia, finanças e muito mais”, disse o CEO da SandboxAQ, Jack Hidary.

Na descoberta de medicamentos, a SandboxAQ treina seus LQMs em modelos ortogonais computacionais, métodos de química computacional, modelagem preditiva e gráficos de conhecimento proprietários para fornecer visões exclusivas de moléculas. De acordo com a empresa, isso fornece aos modelos uma maneira de representar com precisão sistemas biológicos complexos.

Para ciência de materiais e química, a empresa produz seus próprios dados de treinamento usando modelagem computacional baseada em física para criar dados de alta qualidade, que são extremamente escassos. Isso permite que engenheiros de materiais acelerem o tempo para a descoberta de novos materiais usando LQMs treinados e ajustados nesses dados físicos.

O objetivo da empresa não é acabar com os LLMs para essas descobertas, explicou Hidary, mas complementá-los com o poder de resolução complexo dos LQMs, que podem revelar insights sobre esses sistemas altamente intrincados.

Entre as realizações da empresa, a SandboxAQ anunciou uma plataforma de navegação inovadora chamada AQNav, que combina sensores quânticos e algoritmos de IA com um mapa do campo magnético da Terra. Ele fornece uma solução de navegação ininterrupta e para todas as condições climáticas que funcionará mesmo quando o GPS não estiver disponível… leia mais em SiliconAngle 18/12/2024