DAZN adquire Foxtel da News Corp de Rupert Murdoch e Telstra em acordo de US $ 2,2 bilhões
A plataforma de streaming esportivo DAZN adquiriu a empresa australiana de banda larga Foxtel Group de acionistas majoritários, Rupert Murdoph’s News Corp, e acionista minoritário, Telstra, em um acordo avaliado em US$ 2,2 bilhões.
A aquisição, pendente de aprovação regulatória e estimada para conclusão durante o segundo semestre do ano fiscal de 2025, estabelece a plataforma de entretenimento esportivo como líder em seu domínio no mercado australiano, além de melhorar seu alcance global e sua pegada global. De acordo com o comunicado de imprensa da DAZN, a adição da Foxtel eleva as receitas pró-forma do grupo para US $ 6 bilhões e fornece mais conteúdo, experiência e oportunidades de expansão para sua trajetória de crescimento.
A Foxtel é uma das principais empresas de mídia da Austrália, com 4,7 milhões de assinantes, que terá acesso ao portfólio de conteúdo esportivo da DAZN. Desde o seu início como a empresa de televisão paga original da Austrália, a Foxtel evoluiu para se tornar líder digital e de streaming em esportes e entretenimento; a transação proposta cimenta a Foxtel como um negócio digital de primeiro e focado em streaming. Liderada pelo CEO Patrick Delany, a empresa “mantém seu caráter local”, bem como sua atual equipe de gerenciamento.
O DAZN pretende aumentar o público global para esportes domésticos australianos nos 200 territórios em que está disponível. Sob os termos do acordo, a News Corp e a Telstra (maião rede móvel da Austrália) se tornarão acionistas minoritários na DAZN, permitindo que eles mantenham um interesse na Foxtel. A participação acionária minoritária da News Corp é de aproximadamente 6% e a empresa manterá um assento em seu Conselho de Administração. Enquanto isso, a participação da Telstra na DAZN é de aproximadamente 3%.
Segundo o anúncio da News Corp, os empréstimos aos acionistas no valor de A$ 578 milhões pendentes e devido à News Corp serão reembolsados integralmente em dinheiro no fechamento. A dívida atual da Foxtel será refinanciada no fechamento e transferência com a Foxtel. A Telstra também terá seus empréstimos acionistas de A$ 128 milhões reembolsados… saiba mais em Deadline 22/12/2024

