O tradicional Hotel San Marco, na região central de São José dos Campos, não vai ser demolido. O prédio foi vendido para uma empresa de tecnologia da cidade, que atua há 49 anos em toda a região. A operação do hotel foi finalizada no começo do mês, como apontou OVALE.

Após um processo de revitalização, conhecido como retrofit – técnica de restauração e modernização de edifícios antigos, para preservar a arquitetura original –, o prédio do hotel vai abrigar a nova sede da Maquim, que hoje ocupa um prédio próprio na Vila Maria, na região central da cidade.

Fundada em São José em 1975, a empresa começou com manutenção em máquinas de escrever. Hoje trabalha fortemente com impressoras – venda, locação de equipamentos e fornecimento de pacote de serviços, além de assistência técnica da LG, para eletroeletrônicos.

Empresa familiar, a Maquim representa cinco grandes empresas de impressoras no Brasil: Epson, HP, Canon, Ricoh e Brother, sendo uma das maiores revendas de impressoras corporativas da marca Epson no país.

“O prédio tem estrutura muito boa, é bem localizado e vamos fazer um retrofit no local. Ao invés de demolir, vamos aproveitar o máximo da estrutura do prédio. Prezamos muito por essa questão sustentável”, disse o empresário Márcio Marques, que toca a empresa fundada pelos pais. O pai morreu há dois anos, mas a mãe ainda trabalha no negócio.

“Optamos por reduzir o impacto ambiental que teríamos com a construção de um novo prédio e pegar um prédio e revitalizá-lo. A sede da Epson em Los Angeles, na Califórnia (EUA), fez isso. Eles compraram um prédio antigo e revitalizaram”, contou o empresário… saiba mais em O Vale 28/12/2024