Em artigo de autoria de  Brian Levy, Líder das Indústrias de Negócios Globais, PwC Estados Unidos, destaca M&A em 2025: Grandes negócios, mãos vencedoras e curingas.

Os mercados de fusões e aquisições (M&A) internacionais parecem seguir uma tendência de crescimento em 2025, à medida que diminuem algumas incertezas econômicas e geopolíticas que influenciaram o setor nos últimos anos. O ano promete ser significativo para M&A, marcado por um aumento de 17% no volume de transações acima de US$ 1 bilhão em 2024, indicando um fortalecimento desse segmento. No entanto, o cenário para negócios pequenos e médios mostrou uma queda de 18%, solicitando atenção dos negociadores aos vários desafios que se aproximam.

Embora as transações superiores a US$ 1 bilhão tenham representado apenas cerca de 1% dos 50.000 acordos globais de M&A anunciados no ano anterior, elas tendem a definir o clima do mercado e influenciar estratégias futuras. Executivos que identificam grandes movimentações nos seus setores costumam ganhar ímpeto para realizar fusões e aquisições, motivados pelo desejo de competitividade e receio de serem deixados para trás.

Entre os fatores que sustentam essa nova dinâmica estão o foco dos CEOs em crescimento e inovação, especialmente com a ascensão da IA, além de maior disponibilidade de capital e oferta de ativos, como empresas mantidas por private equities e ativos não essenciais que estão sendo vendidos.

Entretanto, alerta que os negociadores devem permanecer atentos aos imprevistos – enfatizando alguns deles –  que podem afetar o mercado….. Leia mais em pwc. 28/01/2025