O jogo de gato e rato entre ‘big techs’ e startups de IA
Os últimos dias não foram fáceis para as ‘big techs’. Além de perderem bilhões e até trilhões de dólares na bolsa de valores devido ao lançamento dos modelos de IA mais acessíveis da startup chinesa DeepSeek, agora enfrentam outra dor de cabeça: a suspeita de que a startup usou seus códigos para treinar chatbots mais leves e baratos.
A questão dos direitos autorais e da propriedade intelectual vem ganhando força, à medida que criadores de conteúdo – incluindo veículos de mídia, artistas e escritores – tentam proteger suas obras do uso indevido por robôs.
Apesar de um prejuízo de US$ 200 bilhões em valor de mercado, a Microsoft reagiu estrategicamente: uniu-se à Amazon para disponibilizar os modelos de IA da DeepSeek via Amazon Web Services (AWS), que já oferece acesso a modelos da Anthropic, Meta e outras empresas. Além disso, a Amazon investiu US$ 8 bilhões na Anthropic.
Os investidores, por sua vez, apostam que essa nova onda de IA mais barata e eficiente pode abrir grandes oportunidades para o varejo e impulsionar as ações do setor.… Leia mais em valor.globo. 05/02/2025

