Bakkavor rejeita duas ofertas de aquisição da Greencore
A Bakkavor recusou duas ofertas de aquisição da fabricante de marca própria Greencore.
A Greencore, sediada na Irlanda, revelou hoje (14 de março) que havia arquivado as ofertas para a Bakkavor nas últimas duas semanas.
A oferta mais recente, apresentada em 7 de março, foi uma mistura de dinheiro e ações e avaliou a Bakkavor em £ 1,14 bilhão (US$ 1,47 bilhão).
Sob os termos da oferta, os acionistas da Greencore deteriam cerca de 59,8% da nova empresa, com os investidores da Bakkavor detendo o restante.
A Greencore disse que reunir os dois fornecedores de marca própria criaria “um negócio líder em alimentos de conveniência no Reino Unido”.
O grupo combinado teria “uma oferta diversificada de produtos, fortes relacionamentos comerciais e capacidades de liderança de mercado em segmentos atraentes em todo o cenário de alimentos de conveniência do Reino Unido”, acrescentou.
A Just Food abordou a Bakkavor para comentar. As ações do negócio listado publicamente subiram 18,54% no dia a 179p às 14:58 GMT.
A Greencore disse que sua segunda oferta pela Bakkavor implicou uma avaliação de sua meta em 189p por ação, incluindo um “dividendo final” que fazia parte da oferta.
A empresa disse que a oferta representava um prêmio de 25% sobre o preço de fechamento das ações da Bakkavor ontem e um prêmio de 32% sobre o preço médio das ações ponderado por volume do grupo em três meses.
A Bakkavor, sediada no Reino Unido, fabrica produtos, incluindo refeições prontas e sobremesas para clientes, incluindo a Tesco.
Em 2024, a empresa gerou mais de 80% de sua receita subjacente de £ 2,29 bilhões no Reino Unido, mas também faz negócios – e tem fábricas – nos EUA e na China.
A Greencore, também listada em Londres, fornece alimentos refrigerados, congelados e em temperatura ambiente de 16 fábricas no Reino Unido. Os clientes da empresa incluem grandes supermercados do Reino Unido, incluindo Tesco, Sainsbury’s e Asda. No último ano financeiro completo do grupo, ele arrecadou £ 1,81 bilhão em receita.
Em 2018, a Greencore anunciou sua saída dos EUA após uma década no mercado, vendendo seus negócios lá para uma afiliada da Hearthside Food Solutions por US$ 1,07 bilhão.
A Greencore disse que o negócio criado por meio de uma aquisição da Bakkavor “teria recursos aprimorados em um conjunto complementar de categorias, facilitando maior inovação e beneficiando clientes e consumidores”.
A empresa acrescentou: “Há potencial para sinergias substanciais resultantes de uma combinação dos dois negócios, aumentando ainda mais o crescimento e a criação de valor para os acionistas da Bakkavor e da Greencore.
“A Greencore continuará avaliando todas as oportunidades estratégicas, incluindo a Bakkavor. Não há certeza de que uma oferta firme será feita.”
Questionada pela Just Food se a Greencore faria uma terceira oferta, a empresa se recusou a comentar. No entanto, o grupo destacou sua declaração na qual disse acreditar que uma combinação dos negócios é “uma oportunidade de criação de valor altamente atraente para os acionistas da Bakkavor e da Greencore”… leia mais em Yahoo! 14/03/2024

