A Autoridade da Concorrência francesa aprovou a aquisição, por parte do Carrefour, de 175 estabelecimentos das cadeias Cora e Match em França, pertencentes ao grupo belga Louis Delhaize.

Contudo, esta aprovação está condicionada à venda de oito lojas para assegurar a concorrência no mercado alimentar francês.

Riscos de monopólio

A decisão surge após a identificação de potenciais riscos de monopólio em cinco mercados locais: Soissons, Vichy, Villers-Semeuse, Rots, Nancy, Publier, Les Pavillons-sous-Bois e Charleville-Mézières. Para mitigar estes riscos, o Carrefour comprometeu-se a alienar sete lojas a outros grupos de distribuição e a rescindir o contrato de franquia com uma oitava, que também será transferida para a concorrência.

Adicionalmente, será vendida a galeria comercial onde se localiza uma das lojas envolvidas.

Com estas concessões, o Carrefour integrará as operações da Louis Delhaize em França, incluindo a central de compras Provera, a sociedade Delparef (que gere as cadeias Cora e Match) e a imobiliária Galimmo, responsável pelas galerias comerciais associadas aos hipermercados Cora.

Sinergias

Esta aquisição estratégica visa reforçar a posição do Carrefour no mercado francês, permitindo-lhe expandir a sua rede de lojas e otimizar operações através de sinergias estimadas em 130 milhões de euros até 2027… leia mais em Grande Consumo 14/03/2025