Um projeto de lei (PL) que tira o controle da siderúrgica British Steel das mãos do grupo chinês Jingye foi aprovado neste sábado (12) por aclamação – sem necessidade de contagem de votos – na Câmara dos Comuns, do Parlamento Britânico. É o que noticia a agência de notícias Bloomberg. O PL dá aos ministros britânicos o controle da última fabricante britânica de aço primário, uma pauta defendida pelo primeiro ministro inglês Keir Starmer, do Partido Trabalhista.

A problemática em torno da British Steel começou quando cresceu, nos últimos dias, a preocupação de que a Jingye estaria se preparando para encerrar os fornos deficitários, o que colocaria milhares de empregos em risco e deixaria o berço da Revolução Industrial como o único país do G7 sem operações de produção de aço primário.

Sindicatos alertaram que a Jingye cancelou pedidos de matérias-primas essenciais, como minério de ferro e carvão coqueificável, o que pode levar ao fechamento iminente da planta de Scunthorpe. A paralisação dos altos-fornos, que precisam operar continuamente, pode causar danos .. saiba mais em Valor Econômico 12/04/2025