No mês de fevereiro de 2025, o Portal publicou 592 notícias abordando os principais assuntos de M&A. Foram selecionadas 208 postagens no contexto de Humores & Rumores, sendo 104 menções relacionadas à intenções de Compra, 66 envolvendo à Venda, 25 a Fundos de Investimentos e 13 vinculadas à Ofertas de Ações. Compiladas a partir de notícias consideradas confiáveis e de boa-fé publicadas pela imprensa ou pela empresa e divulgadas no “estado” pelo PORTAL FUSÕES & AQUISIÇÕES

“CLIMA” DO MERCADO

Mercado de M&A em fevereiro de 2025: Revela otimismo para M&A em 2025, avanços em tecnologia e energia, além de movimentações defensivas e oportunidades globais

O mercado de fusões e aquisições (M&A) encerra 2024 demonstrando vigor e resiliência diante de desafios econômicos globais, preparando terreno para um 2025 histórico, segundo especialistas e executivos. O cenário é favorecido por uma combinação de fatores: confiança empresarial em alta, contexto macroeconômico mais benéfico, nova liderança pró-negócios na FTC dos Estados Unidos e melhores condições de crédito. Isso deve destravar demandas reprimidas e impulsionar transações, principalmente entre empresas que se destacam como potenciais alvos. Embora o apetite crescente chame atenção, analistas alertam para investimentos baseados apenas em rumores de mercado, diante da volatilidade dos ativos especulativos.

No Brasil, o volume de operações mostra robustez, ainda que o movimento de fechamento de capital ganhe força. Impulsionadas por OPAs e pelo baixo desempenho das ações, diversas companhias avaliam deixar a B3, enquanto o número de empresas listadas recuou significativamente desde 2021. A alta da Selic, a instabilidade política e a baixa liquidez reforçam esse ciclo, levando empresas a intensificar recompra de ações e distribuição de dividendos para atrair acionistas. Diante do aumento das tentativas de aquisições hostis, cresce a adoção das chamadas “poison pills” e da revisão de estatutos, priorizando a proteção contra ofertas indesejadas.

Destaque também para o setor energético, que registrou recorde de fusões em 2024, lideradas pelo avanço das energias renováveis, descarbonização e necessidade de atualização tecnológica. O setor de tecnologia mantém ritmo acelerado, com a Nvidia expandindo seu programa Inception para mais de 22 mil startups, incluindo mais de 600 brasileiras, estimulando o ecossistema de IA e atraindo capital de risco internacional. Outras operações relevantes se destacaram como a privatização da Sabesp e mega negócios em setores como telecomunicações e finanças.

No cenário internacional, Wall Street mira novas oportunidades em IPOs no setor de criptoativos, alimentadas por uma regulação americana mais flexível e o apoio do presidente Trump, atraindo bancos globais e incentivando empresas do segmento a considerarem aberturas de capital. Simultaneamente, Paris sedia uma cúpula inédita reunindo líderes globais e big techs para discutir diretrizes éticas em IA e anunciar grandes aportes europeus em inovação.

Mesmo diante da inadimplência empresarial elevada devido à alta dos juros, gestoras demonstram resiliência mantendo índices mais baixos que a média, fruto de investimentos em tecnologia e gestão qualificada. O presidente Lula projeta inflação controlada e um crescimento de 3,7% para 2025, enquanto o otimismo em torno de uma política mais pró-negócios faz o Santander prever potencial de alta de até 45% no Ibovespa em cenário positivo.

Entre humores, rumores e movimentos estratégicos, o mercado de M&A segue dinâmico, cada vez mais integrado a tendências de tecnologia, energia e transformações globais, delineando grandes oportunidades — e desafios — para investidores atentos ao panorama de 2025.

*Esse texto contou com a ajuda de inteligência artificial a partir de informações divulgadas pelo Portal e revisado pela Redação.

TERMÔMETRO

CONFIRA AS NOTÍCIAS MAIS LIDAS NO PORTAL NESTE MÊS

“INSIGHTS AS A SERVICE REPORT”

Dos posts selecionados como Insights semanais, destacamos um de cada uma das semanas e consideramos como os Insights do mês de fevereiro/25:

“MÁQUINA DE AQUISIÇÕES NO RADAR”

Ao longo do mês de fevereiro várias empresas foram citadas com notoriedade em relação à sua atuação como “Compradoras seriais”: Alper Seguros; Azevedo & Travassos; Cemig; Copel; DaVita; EDF; Grupo GPS; Minerva Foods; Senior Sistemas; Vale.

LEIA AQUI as postagens selecionadas como humores e rumores  do mercado e suas tendências.

Saiba todas as notícias do dia selecionadas pelo Portal na Newsletter diária. CLIQUE AQUI e assine nossa Newsletter.

QUEM, O QUÊ, QUANDO, QUANTO, COMO e POR QUÊ

A pesquisa HUMORES & RUMORES tem o propósito de captar o “clima” sobre os negócios de Fusões e Aquisições bem como analisar suas principais tendências . Trata-se da compilacão das notícias visando tornar mais acessíveis e conhecidas as transações de fusão, aquisição e venda realizados entre empresas com atuação no Brasil. Todas as informações sobre as operações citadas no presente relatório são obtidas a partir de notícias consideradas confiáveis e de boa-fé publicadas pela imprensa ou pela empresa e divulgadas no “estado” pelo PORTAL FUSÕES & AQUISIÇÕES, não sendo feita qualquer verificação quanto à sua veracidade, precisão ou integridade do conteúdo. Nos esforçamos para fornecer informações e análise de dados atualizados sobre as mudanças que estão ocorrendo nos mercados para ajudar os nossos leitores a entender e aplicar no desenvolvimento dos seus projetos de fusões e aquisições e se antecipar o que vem pela frente. Muitas vezes a notícia não é clara ou detalhada a respeito dos dados das transações. É bem-vinda toda e qualquer contribuição para tornar as informações mais precisas e transparentes. Caso o conteúdo estiver em desacordo, nos contate que estaremos corrigindo ou mesmo retirando a respectiva informação. PORTAL FUSÕES & AQUISIÇÕES.’