A Stack Infrastructure está vendendo seus data centers de colocation europeus para o fundo de investimento Apollo.

O acordo envolverá a aquisição pela Apollo de sete data centers em cinco mercados (Estocolmo, Oslo, Copenhague, Milão e Genebra) e a criação de uma nova empresa independente para gerenciá-los. Os termos financeiros não foram divulgados.

De acordo com um comunicado das empresas, os data centers atendem a “um portfólio diversificado de clientes corporativos de primeira linha, incluindo operadoras de telecomunicações, empresas de TI e serviços e instituições financeiras”.

Sherif Rizkalla, diretor administrativo do negócio de colocation EMEA da Stack, liderará a nova empresa. Rizkalla disse: “Estamos entusiasmados com a parceria com a Apollo para acelerar o crescimento de nossos negócios como uma nova empresa independente”.

“Aproveitando a experiência em infraestrutura da Apollo, acesso significativo a recursos e suporte, acreditamos que estamos posicionados de forma única para alavancar as vantagens de nosso setor e agregar ainda mais valor aos nossos clientes, funcionários e outras partes interessadas”.

Como parte da transação, a equipe de gerenciamento e todos os funcionários que atualmente fazem parte da unidade de negócios de colocation EMEA da Stack, lançada no ano passado, serão transferidos para a nova empresa, que não terá mais o nome e o logotipo da Stack. A nova identidade da empresa independente não foi revelada.

A Stack, com sede nos EUA e de propriedade da empresa de investimentos Blue Owl Digital desde outubro de 2024, continuará operando na EMEA, mas com foco em clientes de hiperescala. Possui data centers em Frankfurt e Zurique, que não fazem parte do acordo Apollo, e opera vários campi em Genebra, Milão e Oslo. A DCD entrou em contato com a empresa para obter informações sobre quais data centers estão sendo vendidos.

John Eland, CEO da Stack Infrastructure, disse: “A criação estratégica da unidade de negócios de colocation nos permitiu atender aos requisitos especializados da indústria de hiperescala, ao mesmo tempo em que permitiu que nossos especialistas em colocation atendessem exclusivamente às necessidades do setor empresarial”.

“A Stack EMEA está evoluindo para se concentrar principalmente em clientes de hiperescala. Esta transação solidifica nosso compromisso com o desenvolvimento e operação de data centers de hiperescala, enquanto nossos antigos clientes de colocation corporativo continuarão a receber o mais alto nível de desempenho e suporte de especialistas dedicados”.

Adam Petrie, sócio da Apollo, acrescentou: “Acreditamos fortemente nos principais fatores que impulsionam a demanda por infraestrutura de data center. Em particular, acreditamos que empresas de colocation interconectadas e de alta qualidade com propostas de valor diferenciadas como a da empresa oferecem uma oportunidade atraente de crescimento a longo prazo. Estamos entusiasmados com a parceria com a Sherif e sua equipe para impulsionar esse negócio e expandir sua presença em toda a Europa”… leia mais em DCD 30/04/2025