Warren Buffett anuncia que deixará cargo de CEO da Berkshire no fim deste ano
O megainvestidor Warren Buffett, conhecido como oráculo de Omaha, anunciou que deixará o cargo de CEO da Berkshire Hathaway até o fim deste ano. Buffett é um dos homens mais ricos do mundo e tem patrimônio avaliado em US$ 166,4 bilhões (R$ 931,8 bilhões), segundo a revista Forbes.
O anúncio da aposentadoria foi feito durante a Conferência Anual da Berkshire Hathaway, que reúne acionistas em Omaha, nos Estados Unidos, neste sábado (3). Na ocasião, Buffett disse que fará a recomendação de Greg Abel para ocupar o cargo que será deixado por Buffett ao conselho de administração da holding, em uma reunião que acontecerá em alguns meses. O conselho possui atualmente 11 diretores.
“Acho que eles serão unânimes a favor disso. E isso significaria que, no final do ano, Greg seria o diretor executivo da Berkshire. Eu ainda estaria por perto e, possivelmente, poderia ser útil em alguns casos, mas a palavra final seria a de Greg nas operações, na alocação de capital, seja no que for”, disse Buffett.
A decisão não era novidade. Em sua carta anual aos acionistas deste ano, Buffet escreveu que “aos 94, não vai demorar muito para que Greg Abel me substitua como CEO e escreva as cartas anuais”. Abel é o atual CEO da Berkshire Hathaway Energy e vice-presidente de operações não relacionadas a seguros da Berkshire Hathaway.
De acordo com o Dow Jones, os planos de sucessão de Buffett eram objeto de especulação há muito tempo… saiba mais em Valor Investe 03/05/2025

