Bakkavor sai da China com venda de operações para empresa local
A fornecedora de produtos frescos Bakkavor, que é alvo de uma proposta de aquisição da sua concorrente Greencore, está vendendo suas operações na China.
Em uma transação que a Bakkavor, sediada no Reino Unido, estimou em cerca de £ 50 milhões (US$ 66,9 milhões), os negócios na China estão sendo transferidos para a Lihe Xing (Qingdao) Food Technology Co., que é integralmente controlada pela Lihoo’s (Qingdao) Food Industry Company, de acordo com um comunicado divulgado hoje (29 de abril).
A Bakkavor, produtora de marca própria de pratos prontos, saladas frescas e molhos, acrescentou que o acordo inclui sete unidades de produção na China.
A empresa afirmou que a Bakkavor China Holdings fornece saladas, pratos prontos e sanduíches para os canais de varejo e foodservice. A empresa gerou uma receita de £ 105 milhões no ano passado, enquanto as fábricas empregam cerca de 2.300 pessoas.
“Nos últimos dois anos, a Bakkavor fez progressos significativos na simplificação de suas operações na China e, como parte da revisão previamente anunciada de suas opções estratégicas, esta venda conclui a saída do grupo da região”, afirmou a empresa listada em Londres.
O CEO Mike Edwards acrescentou: “Com bases sólidas estabelecidas, estamos confiantes de que, no futuro, o negócio e seus stakeholders se beneficiarão da expertise e experiência local da Lihoo como fabricante de refeições congeladas e frescas.
“Nos últimos 20 anos, construímos um excelente negócio na China e gostaria de agradecer a todos os nossos colegas chineses por sua contribuição para o progresso significativo que alcançamos nos últimos anos.”
A transação precisa de aprovação regulatória na China e, caso isso aconteça, espera-se que o negócio seja fechado no segundo semestre deste ano.
A Bakkavor acrescentou que, no final de dezembro, o “valor contábil” de seus ativos na China era de £ 39 milhões, com um “lucro líquido na alienação” esperado em torno de £ 15 milhões.
As operações na China foram “historicamente diluidoras” da margem de lucro operacional ajustada da empresa, disse Bakkavor, que busca atingir uma meta de margem de “médio prazo” de 6%.
Essa margem foi de 5% em 2024, um aumento de 70 pontos-base em relação ao ano anterior, revelou a Bakkavor em março, quando publicou seus resultados anuais.
O lucro operacional ajustado aumentou 20,5%, para £ 113,6 milhões, com base na receita do grupo de £ 2,29 bilhões, o que representou um ganho de 4% em relação ao período correspondente.
O lucro por ação ajustado foi de 12,3 pence, em comparação com 8,8p.
A Greencore, por sua vez, recebeu um prazo estendido para concluir sua oferta pela Bakkavor no início de abril, com o Painel de Aquisições e Fusões do Reino Unido deferindo o pedido da empresa-alvo para uma extensão até 9 de maio.
A Greencore, com sede na Irlanda, fez uma primeira tentativa de compra da Bakkavor em março, mas teve duas ofertas rejeitadas… leia mais em Yahoo! 29/04/2025

