Hoje, o Erste Group Bank AG (“Erste Group”) e o Banco Santander S.A. (“Santander Group”) anunciaram que firmaram um acordo para que o Erste Group adquira uma participação de 49% no Santander Bank Polska Group S.A. (“Santander Bank Polska”) por um valor em dinheiro de PLN 584 por ação (aproximadamente 6,8 bilhões de euros) e uma participação de 50% no Santander Towarzystwo Funduszy Inwestycyjnych S.A. (“Santander TFI”) por aproximadamente 0,2 bilhão de euros em dinheiro do Grupo Santander. Juntos, esses valores totalizam um valor em dinheiro de 7,0 bilhões de euros.

O Santander Bank Polska é o terceiro maior banco da Polônia em ativos, com participação de mercado superior a 8% (com base no perímetro de transações em dezembro de 2024), e também é um dos mais rentáveis ​​do país. Oferece um conjunto completo de produtos bancários comerciais para clientes de varejo, PMEs e empresas. O Santander TFI é uma gestora de ativos com 6 bilhões de euros em ativos sob gestão em dezembro de 2024.

Espera-se que a transação proposta aumente o lucro por ação (LPA) do Grupo Erste em mais de 20% e seu retorno sobre o patrimônio líquido tangível (ROTE) para ~19% em 2026, em comparação com o consenso atual do mercado de ~15%.

Peter Bosek, CEO do Grupo Erste, comentou: “Com a proposta de aquisição do controle acionário do Santander Bank Polska, estamos cumprindo um objetivo estratégico de longa data: como credor líder na Europa Central e Oriental, continuamos a ampliar nossa presença na região e a nos expandir para um dos mercados bancários mais dinâmicos e rentáveis ​​da Europa. O Grupo Erste foi fundado com um propósito claro: promover a prosperidade e a saúde financeira. O anúncio de hoje, incluindo a nova cooperação estratégica que firmamos com o Grupo Santander para alavancar nossos respectivos pontos fortes para nossos clientes em nossas principais geografias, abre caminho para que possamos ajudar milhões de pessoas a prosperar.”

Stefan Dörfler, CFO do Erste Group, comentou: “A aquisição de uma participação majoritária no Santander Bank Polska nos permitirá gerar um crescimento rentável e gerador de valor. Com isso, estamos aplicando nosso capital de forma eficaz para gerar retornos favoráveis ​​aos nossos investidores. A solidez de nossa posição de capital nos permite financiar esta aquisição inteiramente com recursos internos do Erste Group.”

Massa crítica na entrada no mercado

O Santander Bank Polska fornece ao Erste Group a massa crítica necessária na Polônia imediatamente após a entrada, fortalecendo sua posição como principal credor na Europa Central e Oriental (CEE), aumentando sua carteira de empréstimos na região de 94 bilhões de euros para 131 bilhões de euros, com base em dados de dezembro de 2024.

Ao adicionar o Santander Bank Polska à sua base de clientes, o Erste Group aumentaria sua base total de clientes em ~36%, para ~23 milhões de clientes, e sua base de clientes na Europa Central e Oriental em ~50%, permitindo-lhe atingir ~18 milhões de clientes fora da Áustria. A população potencial de clientes bancarizados do Erste Group na Europa Central e Oriental aumentaria em aproximadamente 66%, para 78 milhões.

A Polônia apresentou um dos maiores crescimentos reais do PIB na Europa nos últimos 25 anos e seu setor bancário permanece subpenetrado em comparação com a maioria dos outros países europeus. A aquisição proposta proporcionaria ao Erste Group exposição a um dos mercados bancários de crescimento mais rápido e mais rentáveis ​​da Europa, com uma trajetória de crescimento atraente a longo prazo.

Aquisição totalmente financiada internamente

O Erste Group financiaria a aquisição exclusivamente com recursos internos, apoiados pelo cancelamento da recompra de ações planejada de 700 milhões de euros, anunciada em 28 de fevereiro de 2025, pela aplicação de uma taxa de distribuição de dividendos temporariamente reduzida de no máximo 10% do lucro líquido de 2025 e por diversas medidas de gestão de risco no balanço patrimonial, resultando em um índice CET1 esperado no fechamento da transação, estimado por volta do final de 2025, sujeito às condições de fechamento, de >13,5%, e um índice CET1 atingindo >14,25% em 2026, que também é definido como a nova meta para o Erste Group. O dividendo para o ano fiscal de 2024 permanece inalterado em 3 euros por ação, pagável em 28 de maio de 2025, sujeito à aprovação da Assembleia Geral Anual. O Erste Group tem como meta retornar à atual faixa de distribuição de dividendos de 40-50% a partir do ano fiscal de 2026.

Capacidade de distribuição aprimorada

O perfil de rentabilidade do Erste Group e, consequentemente, sua capacidade de distribuição subjacente, deverá melhorar significativamente após a conclusão da transação. O lucro por ação (LPA) para 2026 deverá aumentar em >20% em comparação com as expectativas de consenso mais recentes. O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e o ROTE para 2026 são estimados em ~16% e ~19%, respectivamente. O retorno sobre o investimento (ROI) no primeiro ano (2026) está projetado em ~11%, amplamente em linha com as opções alternativas de aplicação de capital.

Perímetro da transação e principais termos

O Erste Group pretende adquirir 49% das ações ordinárias em circulação do Santander Bank Polska do Grupo Santander por uma contraprestação em dinheiro de PLN 584 por ação, tornando o Erste Group o maior acionista individual do banco. A aquisição proposta de uma participação de 49% oferecerá ao Erste Group o controle de fato do Santander Bank Polska como seu maior acionista individual, com o poder de nomear membros para o Conselho Fiscal e, por meio de seus representantes no Conselho Fiscal, membros do Conselho de Administração. Isso também resultaria na consolidação total do Santander Bank Polska como parte das finanças do Grupo Erste após a conclusão da transação.

Antes da conclusão da aquisição proposta, o Grupo Santander planeja adquirir os 60% que ainda não possui do Santander Consumer Bank S.A. (“Santander Consumer Bank”), atualmente detidos pelo Santander Bank Polska, para deter 100% do negócio. Após esta transação, espera-se que o Santander Bank Polska tenha mais de 37 bilhões de euros em empréstimos líquidos, mais de 50 bilhões de euros em depósitos de clientes, cerca de 67 bilhões de euros em ativos e aproximadamente 1,7 bilhão de euros em lucro líquido (ajustado pelas provisões hipotecárias em francos suíços) em base pro forma em dezembro de 2024.

Além disso, o Erste Group pretende adquirir uma participação de 50% no Santander TFI do Santander Group, sendo os 50% restantes detidos diretamente pelo Santander Bank Polska.

A conclusão da transação está sujeita às aprovações regulatórias habituais, incluindo, em particular, a da Autoridade Polonesa de Supervisão Financeira (KNF) e a aprovação antitruste da Comissão Europeia. A aquisição deverá ser concluída por volta do final de 2025, sujeita às aprovações regulatórias e outras condições precedentes, incluindo a conclusão da venda do Santander Consumer Bank para o Santander Group.

Cooperação estratégica entre o Erste Group e o Santander Group

Além das transações propostas anunciadas hoje, o Erste Group e o Santander Group anunciaram a celebração de uma cooperação estratégica separada nas áreas de banco corporativo e de investimento (CIB) e pagamentos em regiões-chave. Essa cooperação buscará alavancar a presença, as capacidades de produtos e os clientes de cada banco, combinando a expertise do Erste Group na Europa Central e Oriental, e agora na Polônia, com as posições de liderança do Santander Group no Reino Unido, Europa e Américas.

Nos termos da cooperação, ambos os bancos buscarão fornecer soluções locais e insights de mercado para seus respectivos clientes CIB em toda a sua área de atuação, por meio de um modelo de referência que facilitará interações com os clientes e ofertas de serviços integradas. Os clientes CIB do Erste Group também se beneficiarão do acesso às soluções de valor agregado do Santander Group, incluindo consultoria, mercado de capitais e soluções de financiamento de projetos. Além disso, os bancos estão prontos para desbloquear oportunidades significativas no setor de pagamentos.

O Erste Group é o principal prestador de serviços financeiros na região oriental da UE. Seus cerca de 45.000 funcionários atendem cerca de 16,8 milhões de clientes em 1.841 agências em 7 países (Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Romênia, Hungria, Croácia e Sérvia).

O Banco Santander (SAN SM) é um banco comercial líder, fundado em 1857 e com sede na Espanha, sendo um dos maiores bancos do mundo em capitalização de mercado. As atividades do grupo estão consolidadas em cinco negócios globais: Banco de Varejo e Comercial, Banco Digital para o Consumidor, Banco Corporativo e de Investimento (CIB), Gestão de Patrimônio e Seguros e Pagamentos (PagoNxt e Cartões).  … leia mais em Erste Group 05/05/2025