A Contemporary Amperex Technology começou a receber pedidos de investidores para uma oferta pública de ações em Hong Kong, que provavelmente será a maior listagem do mundo este ano. A CATL, como a gigante chinesa de baterias para veículos elétricos é conhecida, busca levantar até HK$ 41 bilhões (US$ 5,3 bilhões), de acordo com seu documento de listagem divulgado nesta segunda-feira (12). Isso se o negócio for ampliado e lote suplementar de ações for exercido sobre a oferta base de até HK$ 31 bilhões.

A empresa recebeu interesse suficiente de investidores para sua venda de ações em Hong Kong logo no primeiro dia do lançamento do negócio na segunda-feira, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. A firma sediada em Fujian está comercializando ações a um preço máximo de HK$ 263 cada, ou 1,4% abaixo do fechamento de sexta-feira em Shenzhen, mas aproximadamente equivalente ao fechamento de quinta-feira. O preço poderá ser definido já na terça-feira (13), e a expectativa é de que as ações comecem a ser negociadas em 20 de maio.

A oferta de ações mais que dobrará os recursos captados no mercado de listagens de Hong Kong neste ano, que a Bloomberg Intelligence estima que subirá para mais de US$ 22 bilhões. A bonança foi impulsionada por empresas chinesas que … leia mais em Valor Econômico 12/05/2025