Post Holdings modera apostas em fusões e aquisições enquanto tarifas interrompem avaliações
A Post Holdings, que recentemente foi associada à possível aquisição da Lamb Weston, empresa americana do setor alimentício, ajustou sua abordagem para fusões e aquisições.
Embora o presidente e CEO Rob Vitale tenha destacado os temas comuns predominantes entre os fabricantes de alimentos ultimamente, ele também afirmou na semana passada que “a incerteza nos mercados de capitais complica as avaliações de fusões e aquisições”.
Enquanto Vitale discutia os resultados do segundo trimestre da Post com analistas e sua equipe executiva, o diretor de operações Jeff Zadoks forneceu mais detalhes sobre o acordo da empresa no ano passado com a Potato Products of Idaho (PPI), produtora de produtos de batata refrigerados e congelados semelhantes à Lamb Weston.
“As recentes medidas tarifárias e a volatilidade nos mercados de capitais desaceleraram o que era um pipeline ativo de fusões e aquisições para nós”, disse Zadoks em uma teleconferência.
“A incerteza neste ambiente aponta para transações táticas menores, como nossa recente aquisição da PPI, ou transações nas quais temos uma clara visão de sinergias.”
O Post não revelou no final do ano passado o preço pago pelo PPI, mas os comentários de Zadoks sugerem que qualquer possível acordo para a Lamb Weston está descartado por enquanto.
Quando contatado pela Just Food em dezembro para comentar sobre as especulações sobre a Lamb Weston, o Post não respondeu. A Reuters informou na época, citando fontes não identificadas, que o Post havia contratado banqueiros de investimento para explorar “uma possível transação”.
Não foi a primeira vez que o Post, dono de marcas como Simply Potatoes e Bob Evans Farms, manifestou interesse em adquirir a Lamb Weston, listada em Nova York, fornecedora de produtos de batata congelada de marca própria.
Em 2016, o The Wall Street Journal publicou uma reportagem de que a Post Holdings estaria de olho na Lamb Weston quando ela ainda fazia parte da então ConAgra Foods. No entanto, essas negociações acabaram empacadas, disseram fontes do WSJ na época.
A Lamb Weston tem estado sob pressão ultimamente. Principalmente de seu suposto maior acionista, a empresa de investimentos americana Jana Partners.
Quando o potencial interesse do Post na Lamb Weston surgiu em dezembro, a Jana Partners instou a fabricante de batatas fritas a iniciar uma “análise de alternativas estratégicas”, incluindo a venda do negócio.
“Acreditamos que o conselho e a administração da Lamb Weston desperdiçaram a chance de sustentar e aumentar o valor para os acionistas em um negócio de alta qualidade”, afirmou o grupo de investimentos na época.
Além disso, a Jana Partners afirmou em outubro que as ações da Lamb Weston estavam “subvalorizadas e representam uma oportunidade de investimento atraente”, citando a “série de erros autoinfligidos que levaram a um desempenho abaixo do esperado para os acionistas”… leia mais em Yahoo! 12/05/2025

