Leilão da Cesan deve atrair setor privado
O leilão de duas Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), marcado para ocorrer no dia 17 de junho, deverá atrair interesse do setor privado, na visão de analistas ouvidos pelo Valor. Os dois contratos deverão somar R$ 1,8 bilhão de investimentos nas suas áreas de concessão.
A Aegea é apontada no mercado como a favorita na disputa. Embora a empresa já tenha conquistado neste ano três concessões do Estado do Pará, com investimento total de R$ 15,2 bilhões, a companhia possui três concessões municipais no Espírito Santo, das cidades de Serra, Cariacica e Vila Velha.
A empresa é uma das mais agressivas no processo de concessão do setor de saneamento no país. Por isso, a percepção é que o grupo teria forte sinergia na região. Além disso, tratam-se de projetos menores e, diferentemente da licitação do Pará, o critério da disputa não é o maior valor de outorga e sim o maior desconto sobre a remuneração ao longo do contrato, o que reduz a necessidade de capital no início do contrato… leia mais em Valor Econômico 21/05/2025

