Não há como evitar fato de que 2025 será ano de incerteza, afirma diretor do BC
O diretor de assuntos internacionais e de gestão de riscos corporativos do Banco Central (BC), Paulo Picchetti, afirmou que a mensagem para a política monetária em momentos de incerteza é ser mais prudente. Não há como evitar o fato, segundo ele, de que 2025 será um ano de incerteza.
“Em períodos de alta incerteza, a mensagem é ser relativamente mais prudente assumindo a incerteza”, disse Picchetti, ao participar do XI Seminário Anual de Política Monetária, promovido pelo Centro de Estudos Monetários (CEM) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre).
Em sua apresentação, ao lembrar a presença de alunos na plateia, Pichetti fez um histórico sobre objetivos e instrumentos de política monetária. No momento, afirmou ele, não há clareza sobre os canais de transmissão e as incertezas no cenário externo são um grande desafio para a tomada de decisões. “Sentimento do consumidor nos Estados Unidos está no segundo recorde negativo da série”, disse… saiba mais em Valor Econômico 23/05/2025

