O que o Nubank quer copiar da Nvidia
Menos camadas hierárquicas entre o big boss e a equipe podem agilizar a tomada de decisão. Ao menos esse é o modelo de administração em que aposta a americana Nvidia e que tem sido aplicado no brasileiro Nubank.
Na Nvidia, o CEO Jensen Huang tem 50 reportes diretos de gestores de área. No Nubank, esse número dobrou recentemente, chegando a 16 executivos que respondem diretamente a David Vélez.
Numa conversa com analistas do BTG Pactual, Vélez disse que se inspira no modelo organizacional horizontal na Nvidia – ainda que considere que seja improvável o banco replicar um número tão elevado quanto o de Huang.
Vélez assumiu recentemente a posição que era do chefe de operações Youssef Lahrech, eliminando um layer na administração, mas disse que algumas responsabilidades que eram previamente do executivo ficarão a cargo de Roberto Campos Neto. O ex-presidente do Banco Central será vice-chairman e chefe global de políticas públicas do banco digital a partir de julho.
Campos Neto traz experiências diferentes das de Lahrech e, segundo o fundador da companhia, é natural que a demanda mude conforme a companhia muda de patamar e de objetivos. Na conversa, o fundador do Nubank se mostrou insatisfeito com a velocidade de entrega de novos produtos e features do Nubank – na área de investimentos, por exemplo – e avaliou que a estrutura mais horizontal de gestão pode endereçar esse ritmo… leia mais em Pipeline 04/06/2025

