A Communit, plataforma de desenvolvimento e networking de franqueados e multifranqueados, anunciou a entrada do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em varejo e franchising, no quadro societário. Até então, a empresa contava com a consultoria Francap Desenvolvimento de Negócios e a agência de marketing e comunicação para varejo e franquias MD — esta última ainda detém participação majoritária de percentual não revelado. A notícia foi antecipada a PEGN.

O objetivo da sociedade é trazer o know-how que o Grupo Bittencourt tem com franqueadores e franqueados para a plataforma de conhecimento construída pela Communit, que se divide em eventos, pesquisas, missões internacionais e podcasts. De acordo com as empresas, a parceria deve evoluir para a criação de soluções conjuntas com foco em gestão, liderança e aceleração de performance nas redes.

“Quando olhamos para referências internacionais, há um campo muito grande para franqueados crescerem e se fortalecerem com temas educacionais e parcerias estratégicas. Para apoiar o sistema como um todo faz muito sentido se unir a essa iniciativa tão pujante que reúne consultorias, franqueadores, franqueados e fornecedores em prol de multifranqueados e franqueados. Hoje não se faz nada sozinho”, afirma Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt.

A aproximação entre as empresas ocorreu no ano passado, quando Claudia Bittencourt, fundadora do Grupo Bittencourt, foi a um evento promovido pela Communit e se interessou pela iniciativa. Em conversas com franqueados que já são impactados pela empresa, ela decidiu que fazia sentido para a Bittencourt embarcar na proposta.

Na visão de André Friedheim, CEO da Francap e ex-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a entrada da Bittencourt – que é sua concorrente direta no mercado de consultorias — reflete o mecanismo do próprio sistema de franquias, que ele define como “coopetition”, um misto de competição e cooperação.

“Sempre acreditei que o franchising é muito baseado na colaboração com a competição. No final todo mundo é competidor, seja como franqueador, eu e a Lyana como consultoria, mas a gente colabora um com o outro em prol do sistema”, diz, e continua: “Temos milhares de franqueados espalhados pelo Brasil e entendemos que valeria a pena congregar e ajudar a desenvolver essas pessoas, o que consequentemente ajuda a desenvolver o franchising”.

Ele enfatiza que a Communit não tem um papel associativo ou de representação de franqueados em disputas com franqueadores, por exemplo. “Não temos esse interesse. Somos uma plataforma para dar protagonismo a esse franqueado, trazer técnicas, participação, aproximação com fornecedores. Entendemos que estamos fazendo um trabalho para o franchising”, afirma Friedheim.

Atualmente, o quadro societário da empresa é formado pelas duas consultorias, Francap e Bittencourt, e pela agência de comunicação MD, de Denis Santini, que é CEO da Communit. A iniciativa ainda contabiliza dez investidores-anjo, com representantes de todos os elos do franchising (franqueado, franqueados, consultor, fornecedor, entre outros) e de todas as regiões brasileiras.

“A entrada do Grupo Bittencourt vem reforçar que estamos no caminho certo. Eles têm um grande conhecimento sobre eventos, sobre o sistema como um todo e podem agregar muito para a nossa proposta”, avalia Santini.

Em quase dois anos de atuação, a Communit tem cerca de 3 mil grupos econômicos cadastrados em suas plataformas, que geraram cerca de 890 mil visualizações. .. leia mais em PEGN 10/06/2025