Mercado de seguros está em ebulição no Brasil
Por ser um setor extremamente pulverizado, não há um ranking das maiores corretoras de seguro no Brasil, a exemplo do que existe entre as seguradoras, embora as estatísticas extraoficiais apontem que as primeiras posições estejam com aquelas diretamente ligadas a instituições financeiras. Mas as corretoras independentes mostram que têm apetite para disputar o mercado e alterar esse cenário nos próximos anos.
Com base no ranking 2024 da Business Insurance, constata-se que seis entre as dez maiores corretoras globais – Marsh, Aon, Gallagher, WTW, Acrisure e Lockton – já fincaram suas bandeiras no mercado brasileiro, com projetos de expandir os seus negócios, seja organicamente, seja por participação em corretoras locais, como também pela aquisição de empresas menores. Os focos principais estão em obras de infraestrutura, resseguros e no agronegócio, setor em que apenas 7,6% da área cultivável está coberta por seguro rural, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, trabalhados pelo Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo dados de 2024 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), estão cadastradas 57.455 corretoras de seguro no país, a maioria de pequeno porte, voltadas para a distribuição de ramos elementares e auto para pessoa física. Já aquelas especializadas têm despertado a atenção dos grandes grupos globais, que estão de olho no potencial crescimento do mercado e nas oportunidades… leia mais em Valor Econômico 30/06/2025

