Grupo SADA adquire GreenCar e amplia atuação no mercado de veículos adaptados
O Grupo SADA, holding de logística e transporte de automóveis zero quilômetro da América Latina, concluiu a compra estratégica da GreenCar, empresa líder em conversões de veículos especiais. Na última quinta-feira (10.7), já integrada ao Grupo, a empresa entregou 46 unidades da Renault Master L2H2 transformadas em viaturas de suporte básico para o SAMU, destinadas ao Ministério da Saúde. Os veículos serão distribuídos em 40 cidades de 13 estados.
Segundo Ricardo Ramos, diretor da GreenCar e de Novos Negócios do Grupo SADA, a aquisição marca um avanço estratégico na diversificação das operações do Grupo e na expansão para um mercado em crescimento — que movimenta mais de R$ 1,6 bilhão em licitações, varejo e modificações veiculares, incluindo veículos pesados. “Com a GreenCar, o Grupo SADA busca reforçar sua posição na transformação do setor automotivo nacional e consolidar-se como um dos maiores ecossistemas integrados. Esta primeira entrega comprova que estamos no caminho certo”, afirma o executivo.
Fundada há 29 anos, a GreenCar possui duas fábricas — uma em São Paulo e outra em Sete Lagoas (MG) — e se destaca na conversão de veículos para diversos fins, atendendo principalmente empresas e órgãos públicos. É a única empresa de grande porte do ramo em Minas Gerais. Entre seus principais serviços estão a adaptação de viaturas policiais, ambulâncias, veículos de emergência, transporte escolar e acessível, edições especiais para eventos e frotas corporativas.
Ricardo Ramos destaca que a aquisição está alinhada à estratégia do Grupo SADA de agregar valor por meio da verticalização e da oferta de serviços complementares. A entrada no segmento de adaptação de veículos especiais representa um movimento estratégico para diversificar os negócios, aproveitando sinergias operacionais e logísticas já existentes.
Durante a entrega das ambulâncias, Aline Costa, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência (Dahu) do Ministério da Saúde, destacou que, com essas unidades, 89% da população brasileira estará coberta pelo SAMU. “Parcerias com empresas como a GreenCar são essenciais para o Ministério, pois precisamos de fornecedores idôneos para converter veículos comuns em ambulâncias preparadas para **atendimentos de urgência”, afirmou.
Sinergia
A integração da GreenCar ao Grupo SADA promete ganhos significativos com as unidades já consolidadas, como o PDI (Pré-Entrega) — serviço de inspeção e preparo de veículos zero km —, AutoService e as áreas de Indústria, Serviços e Concessionárias. A expectativa é que essa combinação potencialize vantagens operacionais, tecnológicas e logísticas, especialmente pela localização estratégica da GreenCar em Minas Gerais.
“Além de fortalecer a cadeia de valor e ampliar nosso portfólio automotivo, essa aquisição nos posiciona em um segmento de alta demanda e impacto social, que inclui **adaptações para acessibilidade e mobilidade especial”, conclui Ricardo Ramos… leia mais em Frota&Cia 14/07/2025

