A incerteza da tarifa preocupa a Daimler
O grupo alemão Daimler tem uma forte conexão com o mercado dos Estados Unidos, onde tem fábricas de caminhões e para onde também exporta tanto componentes fabricados na Europa como caminhões produzidos no México. Por isso, as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump preocupam, segundo Achim Puchert, CEO global da Mercedes-Benz Trucks, uma marca do grupo Daimler. Mas, segundo ele, nada inquieta mais do que as incertezas que pairam no ar nesse momento.
“O que vemos em todo o mundo é a incerteza aumentando. Não é possivel prever o que vai acontecer. Porque hoje é assim, mas amanhã você tem outra situação. E, principalmente para nosso negócio, nossos clientes que estão investindo em caminhões, essa incerteza não ajuda, porque dependemos muito do desenvolvimento econômico”, destaca o executivo.
Para Puchert, elevações de impostos costumam ser uma medida de curto prazo, para alterar os fluxos comerciais. “Obviamente, preferimos um regime comercial liberal, porque acredito que os impostos, a médio prazo, têm grande impacto na competitividade”, afirma o executivo … leia mais em Valor Econômico 16/07/2025

