A Diamante Energia concluiu a aquisição integral da termelétrica Energia Pecém, localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. A operação marca mais um passo na estratégia de expansão da empresa no setor de geração térmica.

A usina, com capacidade instalada de 720 megawatts (MW), é uma das principais fornecedoras de energia do Nordeste. Sua infraestrutura garante o fornecimento seguro e confiável de energia elétrica, sobretudo em momentos de baixa geração hídrica ou aumento expressivo da demanda, sendo fundamental para a segurança energética do país.

A Energia Pecém também possui a primeira planta de hidrogênio verde em operação no Brasil. Além disso, tem a intenção de participar de leilão com um projeto greenfield, de 1,3 GW de expansão, a gás natural.

Com a aquisição, a Diamante Energia reforça sua presença no setor elétrico nacional. A empresa seguirá investindo na modernização de processos e em iniciativas que aliam segurança energética, eficiência operacional e sustentabilidade.

“A Pecém Energia passa a fazer parte da Diamante com o propósito de somar forças, desenvolver ainda mais o potencial da usina e contribuir para a segurança energética da região Nordeste. Estamos muito felizes em contar com o talento e dedicação dos colaboradores que já fazem parte desta história e que agora se unem à nossa jornada”, afirma Pedro Litsek, CEO da Diamante Geração de Energia.

A operação integra o plano de crescimento da Diamante Energia, que também é responsável pelo Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL), em Santa Catarina, o maior da América do Sul no segmento de carvão… leia mais em Diamante Energia 22/07/2025