A Coca-Cola Company concordou em vender a Chivita Hollandia, fornecedora de laticínios e sucos, para o grupo local de alimentos e bebidas UAC da Nigéria.

Os termos financeiros não foram divulgados.

A UAC da Nigéria, empresa de capital aberto que anunciou o acordo ontem (30 de julho), descreveu-o como um “marco estratégico” em sua “agenda de crescimento”.

Em um comunicado, a UAC da Nigéria afirmou que o acordo está em linha com a “estratégia da Coca-Cola de operar um modelo flexível e com poucos ativos, com foco em marcas com maior potencial de escala”.

A Chivita Hollandia, também conhecida como Chi Ltd, produz sucos de frutas, néctares e bebidas à base de suco sob a marca Chivita, bem como iogurtes e laticínios sob a marca Hollandia.

A linha de produtos da UAC da Nigéria inclui os rolinhos de salsicha Gala, os salgadinhos Funtime e o sorvete Supreme, além da água mineral Swan e da marca de restaurantes de fast food Mr Bigg’s.

Fola Aiyesimoju, diretora-geral do grupo UAC da Nigéria, afirmou que a “aquisição apresenta um potencial significativo para consolidar o legado de excelência e inovação da Chi”.

A Coca-Cola adquiriu uma participação de 40% na empresa em 2016 do Tropical General Investments Group e adquiriu integralmente o grupo em 2019.

De acordo com Eelco Weber, diretor-geral da Chivita Hollandia, o negócio de laticínios e sucos apresentou “progresso significativo nos últimos anos”, com as marcas Chivita e Hollandia emergindo como “líderes incontestáveis em suas categorias”.

Weber acrescentou: “Vemos um futuro brilhante para a Chivita Hollandia. Com a força da nossa equipe, aliada à dedicação da UAC, haverá oportunidades empolgantes para um maior crescimento.”

Para a gigante americana de bebidas, o acordo está em linha com sua “estratégia de operar um modelo flexível e com poucos ativos, com foco em marcas com maior potencial de escala”.

Em setembro, a engarrafadora local da Coca-Cola, Coca-Cola Hellenic Bottling Company, anunciou planos de investir US$ 1 bilhão na Nigéria nos próximos cinco anos.

Na época, a Coca-Cola HBC afirmou que o investimento abrangeria projetos como a expansão da capacidade de produção da Nigerian Bottling Company (NBC), com ênfase em vidro retornável.

A Coca-Cola HBC opera oito fábricas na Nigéria, empregando aproximadamente 2.800 funcionários… leia mais em Yahoo! 01/08/2025