No quarto ano da SAF, Brasil tem mais de 100 – só seis na Série A
O modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) completa quatro anos no Brasil, com adesão de mais de uma centena de clubes nesse período – e uma aceleração recente. São 117 SAFs no país, sendo 18 dos últimos seis meses, segundo o instituto setorial IBESAF.
Apenas seis desses clubes estão na Série A do Campeonato Brasileiro – Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fortaleza e Vasco – e outros oito estão na Série B. Mas 84 clubes, ou seja, quase 72% das SAFs, sequer aparecem nas quatro divisões do Brasileirão, mostrando que a SAF tem sido um caminho muito utilizado para times encrencados (no campo e nas finanças) e que aderir ao formato não é solução automática.
“É inegável que, com a transformação desses clubes em SAF, ao menos inicialmente houve investimento no futebol, com a chegada de novos atletas e melhora na qualidade do elenco e nos resultados”, diz Talita Garcez, sócia do Garcez Advogados e Associados, que atua há mais de uma década em direito desportivo. “Mas alguns dos investidores desses clubes acabaram se revelando problemáticos, gerando crises devido ao descumprimento de aportes financeiros, à falta de transparência e à ausência de boas práticas de governança. Isso evidência a importância de negociações bem conduzidas, investigações prévias e critérios rigorosos na escolha do investidor.”
Grande parte dos clubes que não estão habilitados em qualquer série do Brasileirão é composta por aqueles de menor porte, que quase não têm receita – e, por isso, não viram outro caminho que não a SAF para tentar atrair investimento. Há outros times maiores que têm resistência ao modelo, e estudam caminhos alternativos.
“Os clubes que não vislumbram a SAF como uma alternativa preferiram a organização por meio das tradicionais associações sem fins lucrativos ou estudam melhores formas e investidores, como não ceder o controle e buscar investidor disposto a investir neste formato”, diz Cristiano Caús, sócio do CCLA Advogados.
A homologação de SAF foi em 6 de agosto de 2021. O estado de São Paulo tem o maior número de SAFs, com 19 clubes, seguido de Paraná, com 15, e Minas Gerais, com 13… leia mais em Pipeline 06/08/2025

