A Cereal Partners Worldwide, joint venture de cereais matinais entre a Nestlé e a General Mills, planeja vender duas fábricas na França e no Reino Unido.

Os locais em questão – Itancourt, no norte da França, e Bromborough, no noroeste da Inglaterra – fizeram parte de revisões anunciadas em dezembro e março, respectivamente, devido a desafios e quedas nas vendas na categoria de cereais.

Em comunicado fornecido à Just Food hoje (13 de agosto), a Cereal Partners Worldwide (CPW) afirmou que o Grupo Ecco está “considerando a aquisição” das duas instalações, com os funcionários das fábricas sendo informados sobre isso.

O objetivo, afirmou a CPW, é “criar um player europeu no fornecimento de cereais matinais de marca própria”.

Com sede em Munique, Alemanha, o Grupo Ecco “é especializado em carve-outs corporativos”, de acordo com seu website, que acrescenta que a empresa oferece “soluções personalizadas que apoiam as empresas em carve-outs e transformações bem-sucedidas – da aquisição à otimização operacional”.

Itancourt será objeto de uma parceria, afirmou a CPW.

“Um acordo de cofabricação seria estabelecido entre o comprador e a CPF [Cereal Partners France] para garantir uma atividade transitória e o aumento das operações na unidade de Itancourt ao longo de um período de três anos”, diz o comunicado.

Enquanto isso, em Bromborough, “a proposta é adquirir as capacidades de fabricação de cereais de marca própria”, acrescentou a CPW.

A Just Food solicitou ao Grupo Ecco que confirmasse as negociações com a CPW e a natureza de seus planos futuros, caso a transação se concretize.

Com relação à unidade de Itancourt, a CPF afirmou em dezembro que a revisão buscaria avaliar como a empresa poderia “enfrentar melhor os desafios de competitividade” no mercado de cereais na França e na Europa.

A CPF acrescentou que houve um “declínio estrutural” na categoria desde o final da década de 2010. Os consumidores “abandonaram” o que a empresa chamou de segmento de “bem-estar” para muesli e granola.

Cerca de 85% da produção da fábrica é enviada para fora da França, principalmente para a Europa e países como Reino Unido, Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e Grécia. A unidade fabrica produtos sob marcas como Fitness, Chokella e Crunch.

A unidade de Itancourt emprega cerca de 250 pessoas. Quando os planos para Bromborough foram revelados em março, a CPW afirmou que 314 empregos poderiam estar em risco. A unidade no Reino Unido produz cereais de marca, como Cheerios, e produtos de marca própria de supermercados.

A declaração de hoje da CPW acrescentou: “A Cereal Partners está comprometida em proteger empregos em sua busca por um comprador para as unidades.

“Nossa prioridade continua sendo nossos funcionários, e nosso foco será trabalhar com eles, seus representantes e o Grupo ECCO nas próximas etapas deste processo, incluindo processos de informação e consulta com representantes dos funcionários.”… leia mais em Yahoo! 13/08/2025