A Meta está adquirindo a startup de chips Rivos, disse uma fonte familiarizada com o assunto à Reuters na terça-feira, enquanto a empresa de mídia social busca reforçar seus esforços internos em semicondutores.

A startup sediada em Santa Clara, Califórnia, apoiada pelo CEO da Intel, Lip-Bu Tan, está focada em projetar chips baseados na arquitetura RISC-V, uma alternativa de código aberto às arquiteturas desenvolvidas pela Arm, Intel e AMD.

Os termos do acordo não eram claros, de acordo com a fonte. A Meta e a Rivos não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.

A Meta é uma das maiores clientes da Rivos e vinha conversando com a startup sobre um acordo, disse uma segunda fonte familiarizada com o assunto. As fontes não quiseram ser identificadas por não estarem autorizadas a discutir a informação.

A Reuters noticiou com exclusividade em março que a Meta estava testando seu primeiro chip interno para treinamento de sistemas de IA, enquanto a empresa busca cortar custos de infraestrutura vinculados aos seus gastos com ferramentas avançadas de IA.

A dona do Instagram e do Facebook investiu pesado nos cobiçados chips de IA da Nvidia. A Rivos buscava novos financiamentos com uma avaliação de mais de US$ 2 bilhões, informou o The Information em agosto.

A Bloomberg News foi a primeira a noticiar o possível acordo… leia mais em Yahoo! 30/09/2025