Morte do Lehman Brothers finalmente está completa 17 anos após colapso do banco de investimento
Unidade londrina do banco americano falido na crise financeira de 2008 será fechada, com US$ 37,5 bilhões recuperados, um resultado considerado bem-sucedido.
A unidade londrina do Lehman Brothers pode finalmente fechar, pouco mais de 17 anos após o colapso do banco americano em uma das maiores falências de todos os tempos.
Um juiz londrino decidiu na quarta-feira que a recuperação judicial do Lehman Brothers International Europe (LBIE) poderia ser concluída, com a empresa tendo satisfeito todos os seus credores. A recuperação judicial da empresa começou após o colapso de sua matriz americana em 15 de setembro de 2008, o prenúncio da crise financeira global.
A falência foi inesperadamente lucrativa, com os administradores de insolvência da PricewaterhouseCoopers conseguindo recuperar quase £ 28 bilhões (US$ 37,5 bilhões) da unidade internacional — um resultado “notavelmente bem-sucedido“, segundo o Juiz Robert Hildyard.
“O caso do Lehman Brothers é tão incomum que dificilmente se repetirá”, disse Hildyard na audiência de quarta-feira. “É um momento seminal.”
“Limpar o cadáver” do Lehman Brothers manteve uma legião de contadores, advogados e fundos de hedge ocupados por quase duas décadas. A PwC recebeu £ 1 bilhão por seu trabalho no LBIE, com outros £ 489 milhões… Leia mais em valor.globo.08/10/2025


