Startups terão IPO facilitado na B3 em 2026
A partir de janeiro de 2026, fazer um IPO no Brasil ficará mais acessível para startups e empresas de menor porte. Entrará em vigor o Regime FÁCIL – sigla para Facilitação do Acesso a Capital e de Incentivo a Listagens – que cria regras facilitadas para companhias com faturamento bruto anual inferior a R$ 500 milhões que querem abrir capital na B3.
O novo modelo foi instituído pelas Resoluções 231 e 232 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e promete democratizar o acesso à bolsa tanto para ofertas públicas iniciais de ações (IPOs) quanto para emissão de dívidas corporativas, como debêntures.
Entre as diferenças para uma abertura de capital convencional estão, por exemplo, a divulgação de informações contábeis em períodos semestrais, em vez de trimestrais. Também há isenção da apresentação do relatório de sustentabilidade e a possibilidade de cancelamento de registro mediante OPA (Oferta Pública de Aquisição de Ações) com quórum reduzido, entre outras vantagens… leia mais em Startups 16/10/2025

