O fôlego do setor privado por novas concessões rodoviárias parece não se esgotar. Em meio a uma onda de licitações, na semana passada, o leilão do Lote 4 do Paraná, com mais de R$ 10 bilhões em obras, atraiu quatro grandes empresas, com lances competitivos. Nesta semana, mais uma concorrência, agora do Lote 5 do Paraná, com outros R$ 6,7 bilhões de investimentos, tem sido estudado por cinco empresas, segundo o governo.

Até mesmo o processo competitivo da concessão da Fernão Dias poderá atrair interessados. O contrato, da Arteris, passou por uma repactuação junto ao governo e ao Tribunal de Contas da União (TCU) e agora será oferecido ao mercado, no fim deste ano.

As concorrências desse modelo realizadas até agora não tiveram participação de outros grupos além do atual operador, dado que o formato é favorável à manutenção da empresa que já está no ativo. Porém, no caso da Fernão Dias, há uma grande expectativa no governo de que o cenário será diferente… leia mais em Valor Econômico 27/10/2025