BC dos EUA reduz juros para 4% ao ano
Federal Reserve cortou a taxa em 0,25 ponto percentual, conforme amplamente esperado pelo mercado.
O comitê de política monetária (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) anunciou hoje (29) um corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros do país, que passa para um intervalo entre 3,75% a 4%, ao ano.
A redução confirmou as próprias projeções do Fed, publicadas no comunicado da reunião de setembro, ainda que a paralisação de atividades do governo federal (o chamado shutdown) tenha prejudicado a divulgação de dados macroeconômicos, que balizassem as análises.
Assim como nas reuniões de julho e setembro, a decisão não foi unânime. Dois membros votaram em direções opostas. O membro indicado pelo presidente Donald Trump, Stephen I. Miran, votou por um corte de 0,5 ponto percentual. Já Jeffrey R. Schmid votou pela manutenção da taxa.
O Fed anunciou ainda o fim da “redução de balanço” ou “aperto quantitativo”, nos jargões usados nas mesas de operação. Em bom português, a autoridade monetária vai deixar de recolher de volta os dólares que injetou na economia global no eclodir da pandemia, o que vinha fazendo já desde 2022.
O comunicado aponta que os indicadores disponíveis sugerem que a atividade econômica dos EUA vem crescendo em ritmo moderado. A geração de empregos desacelerou neste ano, e a taxa de desemprego subiu levemente, mas segue baixa. A inflação aumentou desde o início do ano e continua um pouco acima do ideal.
O Fed reforçou o objetivo de alcançar máximo emprego e inflação de 2% no longo prazo, mas reconhece que a incerteza sobre o cenário econômico permanece elevada. Segundo o Fed, os riscos para o mercado de trabalho aumentaram nos últimos meses…. Leia mais em valorinveste.globo. 29/10/2025

