O recente inverno do venture capital e a correção nos valuations das startups que acompanhou esse evento não foi nada mal para as multinacionais interessadas em comprar empresas aqui no Brasil. Uma das empresas que aproveitou esse momento foi a italiana Zucchetti, que só no último ano fez dois M&As. Contudo, com o hype da inteligência artificial, a empresa de software está se reorganizando para investir – e até recebeu um empurrão de respeito para fazer isso.

No mês passado, a companhia levantou uma linha de crédito de R$ 35 milhões junto ao BNDES, recurso que será destinado ao desenvolvimento em inteligência artificial. Mais especificamente, ela criará internamente um um sistema de gestão hospedado em nuvem que oferecerá experiências personalizadas para diferentes segmentos de negócios, tudo isso baseado em IA.

“A Zucchetti tem uma tese global de pensar como a IA pode potencializar nossos produtos. Já faz quase dois anos que estamos conduzindo esse trabalho com IA, e a gente percebeu que, mais do que os modelos, nosso poder está nos dados, na nossa base de 100 mil clientes”, destaca Alessio Mainardi, CEO da Zucchetti no Brasil, em conversa com o Startups… leia mais em Startups 31/10/2025