A KKR vende a empresa de peças aeroespaciais Novaria Group para a Arcline por US$ 2,2 bilhões.
A KKR fechou um acordo para vender a fabricante de componentes aeroespaciais e de defesa Novaria Group para a Arcline Investment Management, uma empresa de private equity focada no setor industrial, por US$ 2,2 bilhões, informaram a empresa e a vendedora à Reuters nesta segunda-feira.
A KKR assumiu o controle da Novaria, sediada em Fort Worth, Texas, no início de 2020, e desde então o grupo incorporou 13 novas empresas, disse Joshua Weisenbeck, sócio da KKR, à Reuters.
A empresa está vendendo a Novaria em um cenário favorável para negócios nos setores aeroespacial e de defesa, impulsionado pelas previsões de crescimento na produção de aeronaves à medida que o setor se recupera da pandemia de COVID-19, pela remoção do limite de produção da fabricante de aviões Boeing e pelo aumento dos gastos com segurança nacional, disse Weisenbeck.
As empresas da Novaria fornecem peças e processos para aeronaves, bem como para drones e submersíveis.
“Observamos o reinvestimento na cadeia de suprimentos de defesa globalmente e, em certos casos, o aumento da porcentagem do PIB gasta em defesa”, disse Weisenbeck. A guerra na Ucrânia e as dúvidas sobre o compromisso dos EUA com a OTAN impulsionaram os gastos militares em todo o mundo.
A Arcline se recusou a comentar.
O CEO do Novaria Group, Bryan Perkins, afirmou que a transação representou “o sucesso de nossa longa parceria com a KKR e a dedicação da equipe da Novaria”.
Muitas empresas de private equity têm enfrentado dificuldades para vender com lucro as empresas que adquiriram durante um longo período de baixas taxas de juros, o que tem retardado o retorno de capital para os investidores.
O número de negócios de saída — nos quais empresas de private equity e venture capital liquidam seus investimentos por meio de uma oferta pública inicial (IPO), venda para outro investidor ou incorporação de um ativo em um novo veículo — aumentou no terceiro trimestre em relação ao segundo, de acordo com a provedora de dados S&P Global Market Intelligence, mas o valor total desses negócios foi muito menor do que nos três meses anteriores.
Na semana passada, os executivos da KKR minimizaram as preocupações sobre a captação de recursos e as transações no mercado privado, ao divulgarem seus resultados trimestrais, que mostraram um aumento na receita de desempenho do segmento de private equity.
O acordo com a Novaria é um exemplo da retomada das transações entre empresas de private equity, afirmou Weisenbeck. “Estamos vendo uma reabertura do mercado de fusões e aquisições entre patrocinadores.”
A KKR oferece participação acionária aos funcionários de nível operacional de suas empresas investidas, o que significa que os funcionários da Novaria receberão dinheiro quando o negócio for concluído. A empresa afirma que o programa resultou em maior receita, melhoria da produtividade e menor rotatividade de funcionários em suas empresas investidas. (Reportagem de Isla Binnie e Sabrina Valle em Nova York; Edição de David French e Kate Mayberry)… leia mais em Yahoo! 10/11/2025

