Cenibra adquire 49,9% da Bionow e diversifica portfólio com biocarbono de alta densidade
Nesta quinta-feira (13), a CENIBRA – Celulose Nipo Brasileira S. A. (49,9%), referência na produção de celulose, e a Vale (50,1%), uma das maiores mineradoras do mundo, uniram-se por meio da Bionow S.A. com foco na produção de biocarbono de alta densidade, combustível renovável e agente redutor feito principalmente a partir de eucalipto certificado pelo FSC.
Criada em 2022 pela Vale, a Bionow tem como missão desenvolver soluções baseadas em biomassa capazes de substituir combustíveis fósseis no setor industrial. O biocarbono produzido pela empresa oferece mais estabilidade térmica e desempenha papel essencial em processos siderúrgicos, o que contribui para a redução significativa das emissões de CO₂.
Para a CENIBRA – Celulose Nipo Brasileira S. A., a iniciativa amplia o portfólio da empresa dentro da bioeconomia brasileira e reforça o alinhamento ao propósito do Grupo OJI HOLDINGS CORPORATION, que busca transformar seus negócios com foco em sustentabilidade e geração de valor de longo prazo.
Segundo comunicado oficial, o investimento representa um passo importante rumo a um futuro mais positivo para a natureza e ao crescimento do mercado global de biocarbono.
A primeira usina da joint venture está prevista para ser construída no Brasil, com início das operações até o final de 2027. O movimento reforça a competitividade do país em soluções florestais sustentáveis, ao mesmo tempo em que contribui para as metas climáticas da Vale, como alcançar emissões líquidas zero até 2050 e reduzir em 15% as emissões de escopo 3 até 2035… leia mais em Mais Floresta 13/11/2025

