Fusões e aquisições de fintechs podem acelerar em 2026, diz consultoria
O ritmo de rodadas de investimento em fintechs deve diminuir em 2026, mas as fusões e aquisições (M&As, na sigla em inglês) podem ganhar volume no Brasil e na América Latina, segunda avaliação da consultoria Zaxo. A mudança indica que o setor caminha para uma fase de consolidação dos negócios, na visão de Jefferson Nesello, sócio fundador da Zaxo.
De acordo com a consultoria, a escassez de capital de risco no mercado é um fator que contribuirá para essa dinâmica. Com menos liquidez para os investimentos em startups, as M&As tornam-se uma alternativa para o crescimento – visando aumentar a base de clientes e aumentar a eficiência. Além disso, bancos tradicionais, seguros e corporações estão ampliando seus braços digitais via aquisições, preferindo comprar tecnologia pronta em vez de desenvolver internamente, aponta Nesello.
No setor de tecnologia como um todo, há ainda uma tendência de atores globais, especialmente americanos e israelenses, buscando entrada no mercado da região por meio de aquisições. Entre casos recentes temos a Nayax comprando a VMtecnologia e a Evertec comprando … leia mais em Estadão 17/11/2025

