Em continuidade à retomada dos investimentos em renda variável, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou aporte de R$ 85,8 milhões na Bioo Investimentos e Participações S.A, plataforma de biossoluções voltada ao tratamento de resíduos orgânicos da agroindústria. Com a operação anunciada ontem, via subscrição de ações, o banco passa a ter 19,9% do capital social da companhia.

A Bioo é uma empresa do Rio Grande do Sul que atua no recebimento e tratamento de resíduos orgânicos da agroindústria. Com o uso de tecnologia, os resíduos são tratados e transformados em biometano, CO2 biogênico e biofertilizantes.

O investimento terá um aporte adicional da Flying Rivers Capital, gestora especializada em investimentos climáticos criada a partir da EB Capital, e visa apoiar o plano de negócios da companhia.

O plano estratégico prevê o desenvolvimento de duas novas Centrais de Tratamento Integrado de Resíduos (CTIR) em regiões com alta disponibilidade de resíduos e demanda crescente por energia renovável e insumos sustentáveis. A primeira planta da Bioo, localizada em Triunfo (RS), entrou em operação no segundo semestre deste ano com fornecimento de biometano para a Companhia de Gás do Rio Grande do Sul (Sulgás).

“O mercado brasileiro de biometano vive um momento de inflexão com a aprovação da Lei do Combustível do Futuro e a recente publicação do decreto do biometano. A entrada de .. leia mais em GloboRural 25/11/2025