Carlos Wizard entra no setor ótico com investimento em rede familiar do Paraná e mira 1 mil unidades
Em expansão no Brasil, o setor ótico está no radar de nomes conhecidos do franchising brasileiro. Uma semana após o grupo SMZTO, de José Carlos Semenzato, anunciar um aporte em uma rede de óticas, é a vez de Carlos Wizard Martins comunicar a entrada no segmento. O empresário acaba de se tornar sócio da Óticas Duty, rede de óticas paranaense que mira sair de cinco para 1 mil lojas em cinco anos.
O valor do investimento e a participação societária de Wizard, que entra no negócio como pessoa física, não foram revelados. Segundo Thiago Ávila, cofundador da rede, trata-se de uma “cifra considerável”, mas que ainda mantém o controle majoritário nas mãos dos fundadores, o que inclui a soma das participações dele e da esposa, Amanda Mellos.
“O setor ótico me chamou a atenção por reunir três elementos que considero fundamentais em qualquer investimento: relevância social, recorrência de consumo e potencial de escala”, afirma Wizard, em entrevista a PEGN. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abiótica), o setor óptico brasileiro faturou R$ 27 bilhões em 2024, com previsão de crescer 5% em 2025.
O empresário classifica o investimento como uma “escolha estratégica” por unir o interesse por empreender com um setor com potencial de crescimento. “Percebi que o mercado ótico no Brasil ainda tem espaço para inovação em gestão, experiência do cliente e expansão via franquias”, aponta Wizard.
Criada em 2017 na cidade de Londrina (PR), a Óticas Duty conta com cinco unidades em operação, todas próprias e localizadas no estado do Paraná. A rede trabalha apenas com.. leia mais em Valor Econômico 26/11/2025

