Já faz três anos desde que a OpenAI engatilhou uma euforia no mercado sobre a inteligência artificial com o lançamento do ChatGPT. Ainda que haja bastante dinheiro sendo direcionado para o segmento, também crescem as dúvidas sobre se esses bons tempos irão durar.

Do recente sell-off (forte venda) das ações da Nvidia, passando pela intensa desvalorização das ações da Oracle depois de a empresa informar ao mercado aumento crescente nos gastos com inteligência artificial, até a deterioração do sentimento em torno da rede de empresas expostas a OpenAI, os sinais de ceticismo estão aumentando. Olhando para o horizonte de 2026, o debate entre os investidores deve se concentrar sobre se devem reduzir a exposição à inteligência artificial antes de um possível estouro de bolha ou dobrar a aposta para capitalizar uma tecnologia transformadora.

“Estamos na fase do ciclo em que uma teoria é colocada em prática”, disse Jim Morrow, diretor-presidente da Callodine Capital Management. “A história tem sido boa, mas agora estamos, de certa forma, colocando dinheiro na mesa para ver se os retornos sobre o investimento vão realmente compensar.”… leia mais em Valor Econômico 14/12/2025