ByteDance concordou com uma joint-venture que inclui ainda o fundo árabe MGX.

O TikTok acaba de fechar um acordo para vender sua operação nos Estados Unidos, encerrando uma dor de cabeça que se arrastava há mais de um ano no principal mercado do app fora da China, com 170 milhões de usuários.

A solução encontrada pela proprietária ByteDance foi uma joint venture.  No acordo, um trio de investidores operacionais não-chineses vai deter a maior parte da companhia: a Oracle, de computação em nuvem, a firma de private equity Silver Lake e o MGX, fundo de investimento de Abu Dhabi – cada um vai ter 15% do negócio. Uma fatia de 30,1% vai ser mantida por investidores atuais ligados à ByteDance, e 19,1% vai ficar com a empresa chinesa. Outros 5,8% ficam com outros novos investidores, ainda desconhecidos.

O acordo vai ser fechado em 22 de janeiro, disse o CEO Shou Zi Chew em comunicado interno obtido pela imprensa americana. O valor da transação não foi revelado e ainda não se sabe qual vai ser o destino do algoritmo do TikTok, protegido a sete chaves pela ByteDance – o equivalente à receita da Coca-Cola… Leia mais em pipelinevalor.globo. 18/12/2025