A Indigo Ag, startup do agronegócio que desenvolve inovações digitais para o setor, uniu as operações do Brasil e da Argentina para criar a Indigo LATAM. Desde 2020, a agritech unificou os braços do negócio cujas geografias são aquelas onde a oferta biológica da empresa possuem a maior penetração de mercado. De 2018 para os dias atuais, a receita da Indigo LATAM saltou 760% e passou a representar cerca de 45% do faturamento total de biológicos e da oferta de financiamento de toda a empresa. A rentabilidade cresceu 1.150% no mesmo período.

A Indigo Ag foi fundada em Boston (EUA), em 2016, e a Argentina foi o primeiro país onde a empresa iniciou operação fora dos Estados Unidos, em 2017. Desde então, a startup cresceu no mundo, se movimentou e se transformou, ampliando o portifólio de serviços – que até então era apenas de produtos biológicos – e construindo um ecossistema de ofertas que cobre todos os ciclos da safra. A operação no Brasil iniciou em 2018 e, ao longo de três safras, cresceu 14 vezes o número de hectares tratados com produtos Indigo Ag no Brasil e sete vezes sua receita na região.

O Brasil, por sua vez, foi o primeiro país a ser responsável pela estruturação e lançamento de um produto fora da matriz nos Estados Unidos: o Indigo AgFinance, uma ferramenta para simplificar o acesso ao crédito para o produtor rural, que o permite financiar suas sementes, biológicos e até o fertilizante e pagar apenas no prazo safra. O produto também foi lançado na Argentina, em dezembro de 2020. O portfólio brasileiro ainda conta com o Indigo Semente Pronta, soluções de biológicos para soja, milho e algodão. Até o fim do ano são esperados outros lançamentos, produtos já existentes no portfólio norte-americano.

“A operação LATAM é o foco do crescimento da Indigo Ag atualmente e o Brasil tem um papel fundamental nessa estratégia, pois representa a maior contribuição na receita dessa região”, explica Dario Maffei, CEO LATAM da Indigo Ag. Na Argentina, a startup está passando por um momento de reestruturação e transição e se tornando uma empresa digital. “Esta transição acontece por meio de tecnologia e de pessoas, com uma estrutura mais moderna e um time alinhado com os desafios de crescimento LATAM para a região.”

Sobre a Indigo LATAM

Imagem Indigo Ag

A Indigo Ag chegou na Argentina em 2017 e no Brasil em 2018. Em 2020, a empresa decidiu unificar as operações cujas geografias são aquelas onde a oferta biológica da empresa possuem a maior penetração de mercado. A Indigo LATAM representa cerca de 45% da receita total de produtos biológicos da empresa e seus produtos estão presentes em mais de 650 mil hectares espalhados pelos dois países. A principal solução da empresa, disponível em ambos os territórios, é o Indigo Ag Finance, uma ferramenta para simplificar o acesso ao crédito para o produtor rural, que o permite financiar suas sementes, biológicos e até o fertilizante, pagando apenas no prazo safra. O Indigo Ag Finance foi o primeiro produto estruturado e lançado fora da matriz nos Estados Unidos…. Leia mais em revistadeagronegocios 05/03/2021