A Nvidia anunciou na segunda-feira a aquisição da empresa de software de IA SchedMD, reforçando seu compromisso com a tecnologia de código aberto e intensificando os investimentos no ecossistema de inteligência artificial para enfrentar a crescente concorrência.

A fabricante de chips construiu sua reputação com chips velozes, mas também oferece uma gama de modelos de IA próprios, desde simulações de física até veículos autônomos, como software de código aberto que pesquisadores e empresas podem utilizar.

Seu software proprietário CUDA, padrão entre a maioria dos desenvolvedores, é um grande diferencial de seus chips, tornando o software essencial para manter sua posição dominante no setor de IA.

As ações da Nvidia subiram 1,35% após a notícia e o anúncio anterior de novos modelos de IA de código aberto.

A SchedMD fornece software que auxilia no agendamento de grandes tarefas computacionais que podem ocupar uma grande parcela da capacidade de servidores de um data center.

Sua tecnologia, chamada Slurm, é de código aberto, o que significa que desenvolvedores e empresas podem acessá-la gratuitamente, enquanto a empresa vende suporte de engenharia e manutenção.

Os termos financeiros do acordo não foram divulgados. A Nvidia afirmou que continuará distribuindo o software da SchedMD em código aberto.

“O Slurm, que é compatível com o hardware mais recente da Nvidia, também faz parte da infraestrutura crítica necessária para IA generativa, usada por desenvolvedores de modelos básicos e construtores de IA para gerenciar as necessidades de treinamento e inferência de modelos”, disse a Nvidia em uma postagem no blog.

No início da segunda-feira, a Nvidia apresentou uma nova família de modelos de IA de código aberto que, segundo a empresa, será mais rápida, mais barata e mais inteligente do que suas ofertas anteriores, enquanto enfrenta uma onda crescente de modelos concorrentes de código aberto de laboratórios de IA chineses.

“Antes, na segunda-feira, a Nvidia revelou uma nova família de modelos de IA de código aberto que, segundo a empresa, será mais rápida, mais barata e mais inteligente do que suas ofertas anteriores, enquanto enfrenta uma onda crescente de modelos concorrentes de código aberto de laboratórios de IA chineses.” A SchedMD foi fundada em 2010 pelos desenvolvedores de software da Slurm, Morris “Moe” Jette e Danny Auble, em Livermore, Califórnia, e atualmente emprega 40 pessoas, segundo seu site.

Entre seus clientes estão a empresa de infraestrutura em nuvem CoreWeave e o Centro de Supercomputação de Barcelona, ​​entre outros. (Reportagem de Arsheeya Bajwa em Bengaluru; Edição de Tasim Zahid e Nick Zieminski)… leia mais em Yahoo! 15/12/2025