Acionistas da Bakkavor aprovam proposta de aquisição da Greencore avaliada em US$ 1,6 bilhão
A Greencore deu um passo mais perto de concretizar a aquisição da Bakkavor, empresa de alimentos de conveniência, já que ambos os conselhos já apresentaram suas recomendações para a transação.
Em uma atualização sobre os procedimentos hoje (15 de maio), a Greencore, com sede em Dublin, informou que “recebeu compromissos irrevogáveis” dos acionistas da Bakkavor, detentores de 69,4% das ações da empresa sediada no Reino Unido, para aceitar a oferta.
Os acionistas da Greencore, que inicialmente propuseram um acordo para a Bakkavor no início de março, agora terão que votar para aprovar o acordo por volta de 4 de julho, de acordo com um documento da bolsa de valores.
Enquanto isso, os diretores da Greencore já deram sinal verde para a transação, que foi avaliada em cerca de £ 1,2 bilhão (US$ 1,6 bilhão) para criar um negócio combinado de marca própria com receita de aproximadamente £ 4 bilhões.
O CEO da Greencore, Dalton Philips, afirmou: “A união da Greencore com a Bakkavor representa uma oportunidade incomparável para criar uma verdadeira campeã nacional de alimentos no Reino Unido, com uma gama de categorias ainda maior e relacionamentos mais profundos com os clientes.
“Estamos ansiosos para receber os funcionários da Bakkavor e criar um negócio conjunto e estimulante para todos os stakeholders. A Bakkavor é a parceira ideal para a Greencore e estamos ansiosos para concretizar o significativo potencial de crescimento do negócio ampliado.”
Por outro lado, espera-se que os acionistas da Bakkavor se reúnam por volta de 7 de julho para votar a aceitação do acordo.
A Greencore sugeriu que a aquisição provavelmente será concretizada “no início” de 2026, mas ainda precisará da aprovação da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido.
Se aprovada, os acionistas da Bakkavor receberão 0,604 novas ações da Greencore a 85 pence cada, juntamente com um chamado direito de valor contingente.
A proporção contingente refere-se à proposta de venda das operações da Bakkavor nos EUA, afirmou a Greencore hoje, enquanto a fornecedora de refeições prontas para sanduíches elevou simultaneamente sua perspectiva de lucro operacional ajustado para o ano fiscal de 2025.
“A Bakkavor poderá, antes da data efetiva [da transação], vender os negócios nos EUA se determinar que tal venda atende aos melhores interesses da Bakkavor, tendo em vista os melhores interesses de seus clientes, funcionários e outras partes interessadas nos EUA, que são altamente valorizados pela Bakkavor”, afirmou a Greencore hoje.
Se a venda dos negócios nos EUA não for aprovada pela aquisição Até o momento, a Greencore ainda prosseguirá com a alienação do negócio.
Mike Edwards, CEO da Bakkavor, acrescentou: “A fusão com a Greencore uniria duas empresas com os melhores profissionais do setor, permitindo-nos adotar uma ‘abordagem do melhor dos dois mundos’ para impulsionar o desempenho em todos os níveis… leia mais em Yahoo! 15/05/2025

