Adecoagro faz oferta de US$ 600 milhões à YPF por 50% restantes na empresa argentina Profertil
A Adecoagro, companhia de agronegócios com atuação em vários países na América do Sul, apresentou uma proposta de US$ 600 milhões para comprar os 50% de participação da argentina YPF na Profertil, produtora de fertilizantes que lidera a fabricação de ureia granular da região.
A Adecogro já havia acertado a compra de 50% da Profertil em setembro, fatia que era da Nutrien. O valor de oferta de compra dos outros 50% apresentado à YPF é o mesmo do negócio fechado com a Nutrien. A proposta será analisada pelo conselho de diretores da YPF, que ocorrerá neste mês, e sua aprovação também está sujeita ao cumprimento de certas condições até 31 de dezembro.
Caso a transação seja concluída, a Adecoagro terá ao fim de todo o processo de reorganização societária 90% de participação na Profertil. Os demais 10% passarão a ser da Associação de Cooperativas Argentinas.
Para comprar a fatia da YPF, a Adecoagro vai utilizar recursos em caixa e uma nova linha de financiamento que já foi acertada, além de recursos de vendas de ações.
A compra da Profertil é a primeira tacada da Adecoagro em um negócio de “fora da porteira”, sob seu novo acionista controlador, a Tether…. leia mais em GloboRural 01/12/2025

